Numa demonstração de confiança na concretização da apelidada sociedade do hidrogénio, o Grupo Renault e a Plug Power Inc. anunciaram o estabelecimento de uma parceria para desenvolver a mobilidade com base naquela tecnologia – o nascimento da HYVIA tem por objetivo fomentar a descarbonização dos transportes, sobretudo nos comerciais.

Empresa cotada em bolsa, a Plug Power Inc. é uma das empresas especializadas em soluções a hidrogénio e pilha de combustível, assumindo agora com o Grupo Renault a criação de uma ‘joint venture’ detida em partes iguais pelas duas empresas, com David Holderbach como CEO, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Renault, nas áreas de estratégia, produto e vendas internacionais.

A designação HYVIA advém da contração de ‘HY’ de hidrogénio e da palavra latina para estrada “VIA”, incorporando a ambição de trilhar novos caminhos para uma mobilidade com baixas emissões de carbono. Com a Renault a preparar a sua entrada no segmento dos automóveis a hidrogénio, o setor dos veículos comerciais ligeiros (VCL) acaba por ser um dos que mais poderá beneficiar com o desenvolvimento da tecnologia e da rede de abastecimento. A autonomia dos veículos a hidrogénio alcançará os 500 quilómetros com um único abastecimento, com tempos de recarga de apenas três minutos.

As atividades da HYVIA serão postas em prática em instalações da Renault em França, com a sede (incluindo também as equipas de pesquisa e de desenvolvimento) localizada em Villiers-Saint-Frédéric, juntamente com os centros de desenvolvimento e engenharia dos veículos comerciais ligeiros do Grupo Renault, de forma a maximizar as sinergias entre as equipas. Já as equipas de processos, produção e logística ficarão baseadas em Flins, como parte do projeto de reconversão da fábrica e do plano que prevê o início da produção de pilhas de combustível e estações de carregamento, no final de 2021.

Os primeiros automóveis, baseados no Renault Master, serão montados na fábrica de Batilly, com a integração dos sistemas de pilhas de combustível realizados pela PVI, uma subsidiária do Grupo Renault desde 2017, que está localizada em Gretz-Armainvilliers. Os três primeiros automóveis equipados com pilha de combustível (fuel cell) lançados sob a égide da HYVIA serão baseados na plataforma do Renault Master e deverão estar disponíveis, na Europa, no final de 2022, sendo acompanhados pelo lançamento de estações de abastecimento e pelo fornecimento de hidrogénio verde. Existirão três versões: para transportes de bens, as versões ‘Van’ e ‘Chassis Cabina’ e, para o transporte de passageiros, a versão ‘mini-autocarro’ urbano.

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, e Andrew Marsh, CEO da Plug Power, assinaram o acordo de cooperação e confessaram-se empenhados no desenvolvimento da tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio, com o responsável do grupo automóvel a explicar que “o Grupo Renault prossegue o seu objetivo de, em 2030, ter a quota de viaturas mais verde do mercado. Esta parceria integra todo o ecossistema de mobilidade a hidrogénio, num formato inovador, do automóvel às infraestruturas e aos serviços “chave na mão” para os clientes”.

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