Trabalho de curadoria e de perícia, o restauro do 962 C levado a cabo pela Porsche está terminado ao cabo de um ano e meio de trabalho, com Hans-Joachim Stuck a poder reunir-se, após 35 anos de espera, com o modelo que pilotou durante a sua carreira.

Este carro de competição da divisão histórica da Porsche (a Porsche Heritage) foi completamente restaurado para a sua condição original de 1987, num trabalho que durou cerca de ano e meio, tendo sido agora novamente colocado à vista de Stuck no momento do regresso à pista no Centro de Desenvolvimento de Weissach, na Alemanha.

a carregar vídeo

“É como voltar a casa”, refere o alemão, admitindo que só guarda memórias boas deste carro vitorioso com o número 17 na sua carroçaria, reencontrando além do 962 C também o seu antigo engenheiro de corrida, Norbert Singer, e o designer Rob Powell, responsável pela decoração ainda guardada.

A história do 962 C está repleta de detalhes importantes, como o facto de ter servido de primeiro teste para a então nova caixa automática de dupla embraiagem (PDK) em competição. “Sou um grande adepto da caixa PDK de dupla embraiagem e orgulho-me de ter podido testá-la no 962 naquela época. Conseguir manter as mãos no volante enquanto mudava de velocidade com o acelerador a fundo era uma grande sensação desde o princípio”, afirma Stuck, que pôde também voltar ao volante deste mesmo carro, envergando o mesmo fato de competição que usou na sua época ao serviço da Porsche.

Depois da sua vida competitiva, este 962 C passou ainda pelo departamento de aerodinâmica de Weissach como carro de testes para o desenvolvimento de funcionalidades aerodinâmicas. Finda a sua missão, terá ficado algo esquecido, como referem Armin Burger e Traugott Brecht, do departamento de automobilismo histórico, que foram responsáveis pelo restauro deste Porsche.

“Estávamos sempre a passar por este carro no armazém. Então, há cerca de um ano e meio, decidimos tirá-lo de lá, transferi-lo para Weissach e trabalhar nele”, refere Burger, cuja equipa teve de reconstruir muitas das peças porque já estavam gastas. “A cooperação com os outros departamentos da Porsche foi excelente. Encontrámos quase tudo o que precisávamos num raio de 30 metros”, acrescenta.

O autor da decoração foi chamado também para o processo de recuperação do 962 C, trazendo consigo esboços e desenhos originais de há 35 anos.

A ideia da Porsche é levar agora este modelo de competição histórico a outros eventos, com apresentações previstas para o aniversário dos 40 anos do Grupo C dos sport-protótipos, naquela que foi uma das grandes eras da resistência. “Em 2022, vamos celebrar o 40o aniversário em estilo!”, concluiu o ex-piloto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.