Publicidade Continue a leitura a seguir

Inédito: Elétrico liderou vendas absolutas na Europa em setembro

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Tesla Model 3 tornou-se o principal protagonista do mercado automóvel europeu ao ser o modelo mais vendido na União Europeia em setembro. O volume de vendas total do mercado voltou a cair em setembro, descendo 25% face ao mesmo mês de 2020 e 24% face ao de 2019.

De acordo com os dados mais recentes da JATO Dynamics, entidade que analisa os dados de vendas e tendências do mercado automóvel, o mês de setembro deu continuidade a uma tendência negativa das vendas, matriculando-se apenas 964.800 unidades em setembro na Europa a 26 países. A falta de chips semicondutores continua a ser apontada como a principal causa para a redução das entregas, com Felipe Munoz, analista global da JATO, a explicar que “sem interesse em esperar mais de um ano por um automóvel novo, muitos consumidores viraram-se para o mercado de usados”.

Em termos cumulativos, as vendas do primeiro semestre foram 27% mais altas do que no primeiro semestre de 2020, mas os resultados até dezembro emagreceram essa diferença para apenas 7%. Para Munoz, a “indústria este ano respondeu bem à pandemia, mas enfrenta agora novos desafios na cadeia de fornecimento. A popularidade crescente dos veículos elétricos é encorajadora, mas as suas vendas ainda não são suficientemente fortes para compensar os grandes declínios vistos noutros segmentos”.

Em setembro, os veículos de baixas emissões tiveram um aumento de 44% para 221.500 unidades, enquanto os registos de Diesel desceram 51% para 167.000. A redução da oferta com este combustível também acaba por afetar o seu desempenho comercial. Antes da pandemia, registavam-se 10.3 novos automóveis Diesel por cada elétrico ou híbrido plug-in (PHEV). Hoje, esse rácio decresceu para 1.3.

Model 3 na frente em absoluto

Em resultado do aumento dos veículos elétricos nas estradas, o Tesla Model 3 foi o mais vendido em setembro, com 24.600 unidades matriculadas, conseguindo 2,6% da quota de mercado. Com este resultado, o Model 3 consegue dois feitos inéditos: não só é a primeira vez que um elétrico liderou o mercado em absoluto, como também foi o primeiro automóvel produzido fora da Europa a consegui-lo.

Esta boa performance do Model 3 é explicada, também de acordo com a JATO, pelo ‘forcing’ de final de trimestre da Tesla, uma vez que o mês de setembro é historicamente forte para o construtor americano na Europa. Desde a sua entrada no mercado europeu, o Model Y também tem sido bem-sucedido, segundo o segundo lugar no ranking dos elétricos. A marca de Elon Musk garante também a liderança entre os construtores de elétricos, com uma quota de mercado de quase 24%, à frente do Grupo Volkswagen, com 22%, Stellantis, com 13%, e Hyundai-Kia, com quase 11%.

Os automóveis SUV registaram quase 50% do total de vendas da Europa, com um registo 46,5% na Europa, o valor mais alto para este tipo de automóveis na Europa. Munoz assume que se a tendência continuar, “as estradas da Europa ficarão parecidas, muito em breve, com as dos Estados Unidos, onde mais de metade dos automóveis novos vendidos são SUV”. Este segmento foi liderado pelos Grupos Volkswagen, Stellantis e Hyundai-Kia.