A INEOS Automotive, jovem marca criada pelo milionário James Ratcliffe, confirmou os planos de desenvolvimento de um novo veículo 4×4 elétrico para lançamento em 2026, em parceria com a Magna.

Tendo já em mercados selecionados um jipe de tração integral altamente competente em tarefas off-road, o Grenadier (na foto de destaque), a INEOS Automotive anunciou no ano passado os seus planos para uma gama totalmente sem emissões (com a possibilidade de ter também modelos a hidrogénio), sabendo-se agora que o passo seguinte será dado em 2026 com o lançamento de um automóvel 4×4, que é apresentado como uma proposta única para os clientes.

Mais compacto do que o Grenadier, o novo modelo contará com bateria elétrica e apostará em capacidades de excelência para tarefas off-road, sem comprometer o conforto ou a performance.

A INEOS tem vindo a trabalhar com a Magna no desenvolvimento de versões mais longas e pick-up do Grenadier, assinando agora também o contrato para produzir este novo 4×4 elétrico a partir de 2026, na sua fábrica austríaca de Graz. Uma parte importante do trabalho de desenvolvimento será feito na montanha de Schöckl, perto da fábrica da Magna e que tem sido também um dos pontos importantes no desenvolvimento de cada geração do Mercedes-Benz Classe G.

“Tendo trabalho juntos na engenharia do Grenadier, vimos em primeira mão o valor de aplicar a agilidade, conhecimento e experiência da Magna e de experienciar um programa completo de desenvolvimento de veículos”, refere Lynn Calder, CEO da INEOS Automotive. “O aprofundamento da nossa colaboração é o próximo passo natural à medida que usamos o Grenadier como mola para o nosso crescimento continuado como marca automóvel global com esta terceira linha de modelos”, acrescenta.

A Magna é um dos nomes mais conhecidos e respeitados da indústria automóvel, com vários contratos de desenvolvimento de veículos e componentes para diferentes marcas, sejam de motor de combustão ou eletrificados.