A Land Rover pode ter terminado a produção do Defender (na foto), mas o conceito parece estar prestes a ser recuperado por uma outra companhia. A Ineos, uma empresa dedicada a componentes químicos, anunciou que pretende levar em frente o seu projeto de construção de um modelo idêntico ao Defender, depois de ter levado a cabo estudos de viabilidade em relação a este projeto.

A empresa liderada pelo multimilionário Jim Ratcliffe havia anunciado em meados do ano passado a sua intenção de fazer renascer um modelo com as características de um todo-o-terreno como o Defender, declarando-se agora, de acordo com o site da revista britânica Autocar, pronta para “investir muitas centenas de milhões” para a produção de um modelo do género no Reino Unido.

A Ineos é uma das maiores ‘players’ no ramo da engenharia química, sendo frequentemente apelidada como “a maior empresa do mundo de que nunca ninguém ouviu falar”, devido ao facto de não ter produtos diretamente ao dispor dos clientes particulares (estando presente em quase todo o lado, ainda assim), como admitem em jeito de brincadeira os próprios responsáveis da companhia, a começar por Ratcliffe.

Contudo, agora, prepara-se para embarcar num novo desafio ao pretender criar um modelo com “filosofia própria” ao invés de replicar o estilo e a imagem do Land Rover Defender. Será a primeira vez que a Ineos vai produzir um automóvel.

“O mercado a que apontamos é global e inclui os trabalhadores da agricultura e em florestas, exploradores e aventureiros, bem como os tradicionais adeptos do Defender que pretendem apenas uma experiência de condução 4×4 autêntica”, refere a companhia, uma vez mais, em citação na Autocar.

Com este sucessor espiritual do Defender, a Ineos admite que pretende preencher um vazio criado com o final da produção daquele modelo, mas também “dar um passo em frente na melhoria da qualidade de construção e na fiabilidade” do Defender original. Primordialmente, a construção deverá ocorrer no Reino Unido, mas a companhia admite estar também a olhar para outros países da Europa, sendo um projeto que terá a liderança de Dirk Heilmann, antigo responsável de tecnologia e engenharia na Ineos e agora responsável da Ineos Automotive. Outros elementos da indústria automóvel estarão em recrutamento para colocar em marcha este novo modelo que pretende ser o “melhor 4×4 do mundo”.

Note-se que também a Land Rover está a trabalhar num sucessor para o Defender, mas com uma imagem e características mais contemporâneas, não se sabendo ainda muito sobre este projeto por parte da marca atualmente detida pela Tata.