Nesse protótipo elétrico, ao invés de um tablet, possui um ecrã duplo curvo, reminiscência de uma onda que, de acordo com a marca japonesa, “confere uma sensação de um ‘horizonte’ em todo o automóvel, a partir de elementos nas portas que continuam até à traseira do habitáculo”.
Essa configuração reflete a nova linguagem de estilo da marca, descrita como Futurismo Japonês Intemporal, ao mesmo tempo utilizando a ideia do “escudo” dianteiro exclusivo desse protótipo Ariya. A equipa de designers da Nissan explica, também, que a escolha das linhas horizontais segue uma lógica.
“O olhar humano observa naturalmente de um lado ao outro durante a condução”, explica Tomomichi Uekuri, gestor sénior da equipa de engenharia de IHM. “As pessoas conseguem ver e absorver mais informação se esta for disposta horizontalmente. A visão periférica também funciona assim”, acrescenta.
Além de transmitir melhor as informações ao olho humano, esta configuração fá-lo a partir de uma localização segura, na linha de visão, perto da estrada.
O ecrã do Nissan Ariya Concept mantém a informação de condução num local do painel de instrumentos semelhante ao de um automóvel tradicional, ao mesmo tempo que exibe no ecrã central informações de entretenimento, controlos de conforto e estado do sistema.Odisseia no espaço
A equipa de design executou várias versões até chegar à versão final do ecrã do Ariya Concept. A equipa incorporou ecrãs semelhantes numa grande “caixa” preta à qual carinhosamente apelidou de “Monólito”, uma referência ao filme “2001: Odisseia no Espaço”. O resultado, um ecrã de aspeto contínuo, assemelha-se a uma parte natural e integrada do design interior do Nissan Ariya Concept.
Embora existam dois ecrãs, as informações podem ser deslocadas ou transferidas entre eles, permitindo que as direções da navegação e o mapa estejam em frente ao volante, mas que também possam ser deslocadas para o centro, ou desaparecer quando já não forem necessários.
“A construção ondulada do ecrã é inovadora e utiliza uma configuração ergonómica, tanto para o painel como para o ecrã central, não só para visibilidade, mas também para permitir que o condutor alcance facilmente o ecrã tátil central”, explica Uekuri.
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