Num princípio de mobilidade que poderá vir a simplificar as viagens intercontinentais, os engenheiros da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) estão a desenvolver um transporte flexível voador que poderia também ser utilizado como comboio.

O Clip-Air é um conceito de transporte inovador que poderá vir a revolucionar a mobilidade aeronáutica, sendo a sua principal premissa a capacidade de modularidade. Enquanto avião, o Clip-Air consegue acoplar um módulo de transporte – a asa gigante – às cápsulas removíveis que podem transportar passageiros, carga ou combustível.

Trata-se de uma combinação entre dois dos mais eficientes meios de transporte globais – aéreo e ferroviário – que está a ser desenvolvida pelos engenheiros daquela universidade suíça de forma a ir ao encontro das necessidades de pessoas e corporações, ao mesmo tempo consumindo menos energia.

Permitindo configurações distintas, as cápsulas com 30 metros de comprimento podem funcionar de forma independente enquanto carruagens, beneficiando de um transportador modular, o que permitiria, em teoria, a um passageiro apanhar a cápsula numa estação e prosseguir viagem, posteriormente, na grande asa voadora que levaria a mesma cápsula para outro destino noutro continente.

Este projeto, liderado por Claudio Leonardi, tem como objetivo tirar partido da cada vez mais eficaz modularidade entre as diferentes formas de transporte, melhorando a eficiência e reduzindo os gastos de energia, simultaneamente melhorando a qualidade das viagens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.