A Jaguar não fez as coisas por menos: não só apresentou, com pompa e circunstância, o seu primeiro modelo puramente elétrico, o I-Pace, como também tratou de o colocar em contenda direta com dois dos seus rivais elétricos da… Tesla.

Antes do início da etapa de Fórmula E do campeonato da FIA, que acontece este fim de semana, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, competição em que a Jaguar está envolvida, o I-Pace foi colocado à prova contra dois dos modelos de referência no segmento dos SUV elétricos, os Tesla Model X 75 e 100D numa corrida de 0 a 100 km/h.

O piloto da equipa Panasonic Jaguar Racing, Mitch Evans, pôs-se ao volante para mostrar a aceleração e o poder de travagem do primeiro Jaguar elétrico puro em comparação com os modelos da Tesla, que foram conduzidos pelo campeão das Indy Cars Series, Tony Kanaan.

a carregar vídeo

Em ambas, o Jaguar levou a melhor. A explicação está na motorização elétrica dupla capaz de debitar 400 CV e 696 Nm de binário, a par da bateria de iões de lítio de última geração de 90 kWh, que permite uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. Além disto, garante a marca britânica atualmente detida pela Tata, que a autonomia de 480 quilómetros é já apresentada de acordo com o novo ciclo de medições WLTP, com um tempo de recarga de até 80% em cerca de 40 minutos, graças a um carregador rápido de Corrente Contínua 100 kW. A tração deste modelo é integral, uma vez que cada eixo tem um motor.

Com um carregador DC de 50 kW a recarga dos zero aos 80% efetua-se em 85 minutos, sendo naturalmente compatível com os carregadores rápidos de 100 kW (zero a 80% em 40 minutos). O carregamento doméstico numa tomada AC de 7kW (via Wallbox) leva pouco mais de dez horas a atingir os 80%, com a marca a garantir que é o “ideal para carregamento noturnos”.

Uma série de funcionalidades pensadas para otimizar a autonomia e a eficiência também estão incluídas, como o sistema de pré-climatização: quando ligado à tomada, pode variar a temperatura da bateria para maximizar a autonomia antes de partir em viagem.

Outros fatores que contribuem para a boa prestação do modelo britânico é a sua arquitetura em alumínio que resulta na estrutura mais rígida alguma vez produzida pela Jaguar, com uma repartição de pesos de 50:50.

First Edition com equipamento completo

Desenhado e desenvolvido no Reino Unido, o I-Pace vai ser produzido na fábrica de Graz, na Áustria, integrado na parceria da Jaguar Land Rover com a Magna Steyr. Os preços iniciam-se nos 80.416 euros para o I-Pace de base, sendo que está disponível um modelo First Edition por 105.219 euros.

Disponível apenas durante um período limitado, as especificações do First Edition inspiram-se no I‑PACE Concept e incluem detalhes de design como pintura Photon Red e jantes em liga leve com raios duplos de 20″ em Technical Grey com acabamento Polished. O exterior de especificação elevada inclui faróis LED Matrix com Luzes Diurnas Signature Jaguar.

No interior, uma gama de cores, Ebony ou Light Oyster, encontra-se disponível com uma combinação exclusiva de forro do tejadilho em Suedecloth, acabamento em Gloss Charcoal, conjunto de tapetes e proteção das embaladeiras metálicas com arca First Edition.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.