A Jaguar revelou um terceiro protótipo para condução virtual no jogo Gran Turismo 7, da Sony Playstation, com o Vision Gran Turismo Roadster a introduzir uma nova dimensão de condução a cé aberto. Este modelo junta-se aos já revelados Vision GT Coupé e Vision GT SV.

Puramente elétrico, o Vision Gran Turismo Roadster é um modelo de competição virtual criado e desenvolvido para este jogo de simulação automóvel, apresentando tecnologia TCR Racing com três motores elétricos compactos desenvolvidos pela marca britânica para a Fórmula E, para um total de 1020 CV de potência (750 kW) e 1200 Nm de binário.

O responsável de Design Exterior na Jaguar Advanced Design, Oliver Cattell-Ford, explicou que “o efeito visual é dramático e não pareceria desadequado em qualquer pista ou circuito em redor do mundo, desde as ruas na noite de Tóquio ao circuito de Laguna Seca, na Califórnia”.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em menos de dois segundos, atingindo uma velocidade máxima acima dos 300 km/h, com a marca a adiantar ainda que este modelo, mesmo em ambiente virtual, foi concebido para agilidade e comportamento “inesquecível”.

O design é claramente inspirado na visão desportiva da Jaguar, tendo sido otimizado na vetrente aerodinâmica por simulações por computador, ao mesmo tempo contando com uma interpretação moderna da barbatana traseira do vencedor das 24 Horas de Le Mans por três vezes, o D-Type. Nessa barbatana encontra-se ainda um dos detalhes mais singulares deste modelo, na forma de uma bandeira britânica gravada na própria superfície, subtilmente iluminada por LED. Na grelha dianteira destacam-se também os faróis redondos.

A carroçaria deste Roadster está concebida em materiais compósitos, como a fibra de carbono e ligas de alumínio mais avançadas. A bateria de iões de lítio de última geração está arrumada em posição bastante baixa na estrutura, contribuindo para a redução no centro de gravidade e para uma distribuição de peso na ordem dos 50:50.

Em reconhecimento destes três carros, a equipa de Design da Jaguar também desenvolveu novas decorações para os outros dois modelos, com pinturas em preto e cinzento agora disponíveis para os jogadores.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.