Nem Ferrari, nem Lamborghini. O supercarro do ano para Jeremy Clarkson chama-se Eagle e tem por base um carro com mais de 60 anos…

O ex-apresentador do “Top Gear”, atualmente no elenco do programa “The Grand Tour”, ao lado de Richard Hammond e James May, volta a agitar a Internet com a sua eleição para supercarro do ano. Jeremy Clarkson, depois de conduzir alguns dos mais exclusivos automóveis do mundo, partilhando a sua experiência com uma legião de fãs ansiosos pelas suas contundentes opiniões, não tem dúvidas: o melhor desportivo de 2021 é o… Eagle Lightweight GT.

Nem Porsche, nem Lamborghini, nem Ferrari, o melhor que Clarkson conduziu este ano foi um dos modelos da Eagle, um pequeno preparador com sede em Sussex, no Reino Unido, que assina algumas das mais espetaculares versões conhecidas do icónico Jaguar E-Type.

O Lightweight GT é inspirado no E-Type Lightweight de 1963, que foi o ex-líbris da competição na marca britânica, reinterpretado, com uma nova carroçaria em alumínio construída através de um processo artesanal, com linhas ligeiramente mais musculadas do que as do carro original e com a introdução de elementos modernos, como os bancos com novo desenho impressos em 3D ou o ar condicionado…

Além da carroçaria integralmente em alumínio (como no original da década de 60), a utilização de materiais leves como magnésio e o titânio, em componentes como as jantes, o cárter, a caixa de velocidades e de diferencial ou o escape, resultam num conjunto de peso especialmente contido, acusando na balança 1.017 kg, só mais 57 kg do que o antecessor. O motor é versão atualizada do motor de seis cilindros em linha atmosférico utilizado pela Jaguar no XK, um bloco de 4,7 litros, a debitar 385 cv e 508 Nm, associado a uma transmissão manual de cinco relações, capaz de cumprir 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos.

De polémica em polémica…

Se esta escolha está longe de ser consensual, o que dizer da eleição do Mini JCW GP como carro do ano na edição deste ano dos UK Motor Awards. O Mini mais potente de sempre foi lançado em edição limitada a 3000 unidades – o mercado nacional recebeu apenas 37 exemplares –, só com dois lugares e motor 2.0 litros, de 4 cilindros a debitar 306 CV de potência e 450 de binário máximo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.