O júri que vai escolher o melhor da mobilidade inteligente em Portugal

Os Global Mobi Awards OK Teleseguros, uma iniciativa promovida pelo site Motor24 e pela Global Media, vão premiar o que de melhor se faz no domínio da mobilidade inteligente no nosso país. O objetivo é promover uma nova cultura de mobilidade, distinguindo os melhores produtos, tecnologias, serviços, práticas e projetos em áreas tão diversas como os planos de mobilidade das cidades ou os veículos elétricos e híbridos.

Divididos em nove categorias, os prémios contam com um júri composto por especialistas, académicos e jornalistas que vão analisar as propostas a concurso. A primeira reunião do júri decorreu hoje no Hotel D. Pedro em Lisboa, com vista a preparar o período de testes e ensaios a veículos elétricos e a tecnologias de apoio a uma mobilidade inteligente.

O júri analisou e validou o regulamento técnico dos prémios e discutiu aprofundadamente a filosofia dos prémio e o “estado da nação” da mobilidade elétrica em Portugal, com uma apresentação feita por Henrique Sanchez, membro do júri e presidente da UVE (Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos) que apontou as principais dificuldades que se colocam atualmente aos proprietários de automóveis elétricos: “O problema principal continua a ser a rede de carregamento, que apesar de estar a melhorar, continua insuficientemente preparada para o aumento da procura”. O jornalista Sérgio Magno, da revista “Exame Informática”, partilhou com os restantes membros do júri os principais cuidados a ter na análise do desempenho das tecnologias de mobilidade elétrica: “Importa distinguir os vários tipos de veículos e baterias, a tecnologia de propulsão elétrica e os métodos de carregamento para sabermos avaliar corretamente cada candidato.”

O período de inscrições está aberto até ao final do mês de maio e pode ser feito no site www.globalmobiawards.motor24.pt, até agosto decorrem os testes aos produtos e tecnologias a concurso e em setembro serão divulgados os vencedores dos primeiros prémios para a mobilidade inteligente em Portugal.

Júri práticas

Robert Stussi (Presidente do Júri)

Isabel Seabra (Especialista em urbanismo, transportes e mobilidade)

João Peças Lopes (Professor FEUP; INESC TEC)

António Pérez Babo (especialista

em transportes e mobilidade; Professor FEUP)

João Seixas (Professor FCSH da Universidade Nova de Lisboa)

Júri Produtos e Tecnologia

António Catarino (TSF)

Adelino Dinis (Watts On)

Carla Ribeiro (Público)

Catarina Carvalho (DN)

Rosália Amorim (Dinheiro Vivo)

Henrique Sanchez (UVE)

Jorge Maia (O Jogo)

José Limão (Veículos Elétricos)

Miguel Rodrigues (Carros e Motores)

Sandra Santos (OK Teleseguros!)

Paulo Tavares (DN)

Pedro Junceiro (Motor24)

Sérgio Magno (Exame Informática)

Silva Pires (Milhas)

Paulo Santos (Visão)

Reis Pinto (JN)