Adepto da Fórmula 1 e presença frequente nalgumas das boxes das equipas, o ator Keanu Reeves estará a trabalhar num documentário sobre a história inusitada da Brawn GP para lançamento na plataforma de streaming Disney+.

Protagonista de filmes como ‘John Wick’ e ‘Matrix’, o ator Keanu Reeves estará a trabalhar num novo projeto relacionado com a Fórmula 1, neste caso em torno da história curta, mas frutuosa, da Brawn GP. A informação foi avançada pela revista americana ‘Variety’, segundo a qual o foco está na história da equipa ‘construída’ em tempo recorde por Ross Brawn depois de a Honda ter anunciado a saída da modalidade no final de 2008.

O britânico, então diretor de equipa, teve de encontrar soluções para manter a estrutura de Brackley ativa, tratando de encontrar patrocinadores e um novo fornecedor de motores, com a Mercedes-Benz a ser, eventualmente, a marca escolhida para tal. Aproveitando uma mudança importante nos regulamentos, a Brawn GP acabou por ser a equipa a bater na primeira metade da temporada de 2009, com Jenson Button a ser o campeão daquele ano.

O processo será contado por Reeves nesta série documental para a Disney+, esperando-se que a estreia da mesma venha a decorrer em 2023. Para já, de acordo com a Variety, o ator já concluiu entrevistas com várias figuras da modalidade, como Brawn e Button, além de surgirem outros nomes apontados, incluído o do ex-piloto Rubens Barrichello, que também competiu pela Brawn GP em 2009.

Como nota curiosa, o sucesso da Brawn GP não se esgotou naquele ano, pelo menos em sentido figurado, já que Brawn viria a vender a formação à Mercedes-Benz quando a marca alemã decidiu entrar na modalidade como construtora a título oficial e não apenas como fornecedora de motores.