A Kia liderou o Estudo de Qualidade Inicial levado a cabo pela J.D. Power, com a marca coreana a destacar-se numa lista em que se revelou a menos problemática ao cabo dos primeiros 90 dias de propriedade.

O estudo da J.D. Power avalia a quantidade e tipologia dos problemas sentidos em cada 100 veículos nos primeiros 90 dias de posse de um novo modelo por parte dos clientes. Neste estudo, que incide sobre o mercado americano, coube à Kia ficar em primeiro com um valor de 72 problemas por 100 automóveis, seguida de perto pela Genesis, curiosamente, uma marca ‘prima’ da Kia, esta com 77 problemas por cada 100 veículos novos (PP100).

Em terceiro lugar ficou a Porsche, com 78 problemas por cada 100 veículos, seguindo-se a Ford e a RAM, na quarta posição ‘ex-aequo’ com 86 e BMW, Chevrolet e Hyundai nas três seguintes com 88.

Avaliando diversos segmentos, acabam por ser também alguns dos modelos da Kia a liderar as avaliações nalguns deles, como são os casos do Cadenza, Forte, Niro, Sorento e Soul, com a BMW a destacar-se igualmente em três avaliações, com os Série 2, Série 4 e X6.

Tecnologia ainda problemática

Em termos gerais, a J.D. Power explica que tem sido efetuado um esforço por parte dos construtores para melhorarem a qualidade geral dos seus produtos, trabalhando na resolução das situações que mais frequentemente são apontadas pelos seus clientes, com a vertente do infoentretenimento a ser aquela que mais ‘dores de cabeça’ oferece. Aquela entidade independente aponta que o conjunto dos sistemas de áudio, comunicações, entretenimento e navegação “continua a ser a área em que os proprietários de novos veículos sentem mais problemas”, embora apontem que é também a categoria com uma melhoria mais sensível desde 2016.

Por outro lado, categoria que piorou foi a da tecnologia de assistência à condução. A J.D. Power aponta que o “grande aumento nos problemas são no cruise control (primeiramente no cruise control adaptativo), aviso de saída de faixa, sistemas de alerta de colisão e alerta de ângulo morto” serve mesmo para “fazer soar as campainhas de alerta para os construtores e fornecedores”.

Com o advento da condução autónoma a ganhar preponderância, a J.D. Power aponta, no entanto, que estes problemas têm de ser erradicados em primeiro lugar, lembrando que “os consumidores precisam de ser convencidos de que estes sistemas são à prova de falhas antes de abdicarem dos comandos em veículos autónomos”.

Ainda assim, apesar destes alertas, a J.D. Power refere que a qualidade dos veículos novos tem melhorado bastante, com uma subida de 8% para o melhor valor alguma vez registado.

“Os construtores automóveis estão a responder ao feedback dos clientes e a produzir veículos da mais alta qualidade. A indústria melhorou significativamente em cada um dos dos últimos três anos. Os carros de hoje têm mais coisas que podem ter problemas mas poucas que, na verdade, correm mal”, refere Dave Sargent, vice-presidente área automóvel da J.D. Power.

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