Incentivando os condutores dos novos Fiat 500 elétricos a adotarem uma condução realmente mais sustentável, a marca italiana lançou a primeira eco-moeda digital, a Kiri, com que irá premiar os trajetos mais ecológicos e a abordagem à condução mais sustentada de uma forma prática e realista.

O projeto Kiri nasceu da vontade da Fiat de incentivar os seus condutores a optarem por uma abordagem mais respeitosa para com o ambiente, convertendo de forma real e palpável essa filosofia num programa de lealdade ecológica. A Fiat será a primeira marca automóvel a adotar esta estratégia de incentivo à condução ecológica, distanciando-se apenas da fórmula de informação ecológica da condução, mas efetivamente recompensando essa mesma ideia.

‘Kiri’ é o nome japonês dado à Paulownia, a árvore que absorve dez vezes mais CO2 do que qualquer outra planta: um só hectare destas árvores contrabalança cerca de 30 toneladas de CO2 por ano, o equivalente às emissões produzidas por 30 veículos durante o mesmo período. Esta nova iniciativa foi desenvolvida pela startup de tecnologia verde Kiri Technologies em conjunto com a equipa de e-Mobility da Stellantis, pensada para o novo 500 elétrico.

A Kiri Technologies é uma startup fundada no Reino Unido em 2020 por Mauro Di Benedetto, Luca Rubino e Kai Schildhauer com a missão de acelerar a adoção de comportamentos sustentáveis. Com a frase ‘Think Big. Act Green’, a moeda ecológica Kiri promove atitudes ecológicas: quanto mais sustentáveis forem os comportamentos, mais se lucra.

As moedas ‘Kiri’, resultantes da performance da condução, são acumuladas numa carteira virtual ao conduzir o Fiat 500 elétrico, através da aplicação da Fiat, que está sempre conectada. As moedas podem ser usadas para comprar produtos reais e serviços. Por exemplo, na conferência dada pela Fiat, 20 quilómetros podem converter-se em 15 moedas Kiri, sendo que um quilómetro realizado em cidade é mais ou menos 1 Kiri. Cada moeda tem um valor de cerca de 2 cêntimos de euro. Se conduzir 10 mil quilómetros em cidade pode acumular cerca de 150 euros num ano.

Para o condutor, não há nada mais a fazer do que conduzir o seu 500 elétrico. O funcionamento é simples e recorre ao conceito de nuvem e tecnologia para a comunicação da informação dos dados de condução, como consumos e distância para a nuvem, sendo aí convertida em moedas digitais que são acumuladas na carteira virtual do condutor, que é informado em tempo real. Este programa de lealdade ecológico vai ao encontro da ideia da Fiat de que os clientes estão cada vez mais recetivos a estas ideias, esperando até que seja triplicada a aceitação destes eco-programas até 2023.

Porém, o condutor/cliente não poderá usar o dinheiro virtual para as suas compras do dia-a-dia. Ao invés, poderá usá-lo para comprar produtos (moda, lifestyle ou de mobilidade) de marcas igualmente sustentáveis nas suas áreas. Será assim um mercado verde também com ideia de economia circular e sustentada.

Há ainda prémios para os condutores mais ecológicos, com um ‘eco score’ que indica o nível de ecologia na condução e incentiva também a uma abordagem mais verde ao volante. Os melhores ganharão recompensas em plataformas como Netflix, Apple, Spotify, Zalando ou Amazon, entre outras. A Fiat fala de uma maratona digital para os condutores mais responsáveis na condução ecológica.