Vai viajar para Londres? Então, mantenha o seu telemóvel longe da vista. Este é o alerta dado pelas autoridades da capital britânica, que têm assistido a um aumento do número de casos de roubo daquele tipo de dispositivos por parte de indivíduos aos comandos de scooters.

Num problema de criminalidade que se assemelha, de certa forma, aos denominados roubos por esticão, os meliantes aproveitam a distração de transeuntes que estão com o seu telemóvel na mão e roubam-no de surpresa. Aos comandos de uma scooter sem meio de identificação e munidos de capacetes, torna-se, depois, impossível aos lesados recuperarem o seu aparelho.

O alerta é da Polícia Metropolitana de Londres (PML), que revelou igualmente um vídeo de novembro em que decorre uma situação semelhante: um homem com o telemóvel na mão que é apanhado de surpresa e privado do seu dispositivo móvel em plena via pública.

“Se forem responder a uma mensagem ou ver as notícias no meio da rua, o seu telemóvel pode desaparecer em segundos. Onde for possível, evite colocar o seu telemóvel à vista e facilitar a tarefa aos ladrões”, menciona a polícia da cidade.

A polícia pretende, com este alerta, fazer com que as pessoas – sobretudo os turistas – fiquem mais atentos à situação e às suas redondezas, detetando aproximações bruscas de scooters ou, também, de bicicletas. No final de 2016, refere a PML, existiam 22 queixas relacionadas com furtos em scooters diariamente, muitas delas também roubadas. Enquanto procura formas de combater este tipo de prática ilícita, a polícia tenta, assim, fazer com que as pessoas deixem os seus bens menos visíveis.