Lamborghini 100% elétrico ainda vai demorar

08/06/2018

O caminho para a eletrificação parece estar praticamente garantido para todas as marcas, de uma forma ou de outra, mas a Lamborghini garante que um modelo puramente elétrico ainda não está para breve, ao contrário de outras marcas de carros desportivos, como a Porsche ou a McLaren.

A marca italiana é uma das poucas que ainda não dispõe na sua gama (presente ou passada) de um desportivo híbrido, algo que Ferrari, McLaren e Porsche já concretizaram de forma objetiva. Da parte da Lamborghini, porém, o primeiro híbrido deverá ser o Urus, o super-SUV apresentado este ano e que está já em comercialização, devendo receber a mesma mecânica do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid (com 680 CV).

Mas a aposta da marca de Sant’Agata Bolognese num elétrico puro não está prevista futuro imediato, conforme garantiu ao site AutoNews o responsável técnico da Lamborghini, Maurizio Reggiani, para quem a tecnologia elétrica ainda não está no ‘ponto’ para responder aos critérios de performance da companhia atualmente detida pelo Grupo Volkswagen.

“O nosso objetivo é oferecer um super desportivo e esta especificação não existem com um conceito de baterias [elétricas] em termos de energia e de potência. Um superdesportivo é emoção. A emoção que o carro deve dar deve ser percetível desde logo a partir da aceleração”, é citado aquele responsável, que aponta ainda a questão da sonoridade, algo que considera essencial para um conceito de superdesportivo.

No entanto, a noção de um ‘Lambo’ elétrico não é totalmente nova, uma vez que no decurso deste ano apresentou um concept denominado Terzo Millennio (na galeria), no qual está presente muita tecnologia atualmente em desenvolvimento numa parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). A evolução da estrutura do veículo e a conceção de uma nova bateria estão nos planos, com os testes de evolução relativa a essa tecnologia ainda a decorrerem até ao final do ano. Só então, assegura Reggiani, começarão a pensar numa aplicação prática para a eletrificação total de um modelo da Lamborghini.

Recorde-se que o Terzo Millennio foi apresentado pela marca como uma conceito que imagina de forma muito real “os conceitos tecnológicos do amanhã, mantendo ao mesmo tempo a intensidade visual, a performance de cortar a respiração e, mais importante, a emoção visceral que se pode encontrar em cada dimensão de um Lamborghini”.

Visto como um laboratório para as tecnologias do futuro, este Lamborghini conta com locomoção unicamente elétrica, com quatro motores (um por roda) alimentados por supercapacitadores e dispositivos de armazenamento de energia que estão embutidos na própria carroçaria, a qual foi trabalhada para oferecer enorme eficácia aerodinâmica. A tração é, naturalmente, integral.

Além disso, este Terzo Millennio Concept dispõe de uma estrutura bastante rígida, mas igualmente leve, com a marca italiana a antever um futuro em que nanotubos de fibra de carbono servirão para acomodar os conjuntos de baterias bastante mais finas do que as atuais, de forma a surgirem integradas entre os painéis da carroçaria, assim proporcionando um ganho estrutural e uma melhor divisão de peso.

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