Um exemplar bastante peculiar do Sián FKP 37 estará em exposição no Museu da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, até ao dia 6 de outubro. Composto por mais de 400.000 peças de LEGO, este modelo foi criado em tamanho real (escala 1:1) e conta com algumas particularidades relevantes que fazem desta criação uma das mais exigentes e imaginativas algumas vez levadas a cabo pela companhia de blocos dinamarquesa.

Após o lançamento do Lamborghini Sián FKP 37 LEGO Technic à escala 1:8, em 2020, este modelo em tamanho real reproduz o design visionário do desportivo italiano de edição limitada numa escala muito maior. Foram utilizados mais de 154 tipos de peças LEGO para garantir elevada fidelidade na reprodução da silhueta do Sián até ao mais ínfimo pormenor.

Neste segundo projeto conjunto da autoria dos talentosos designers, engenheiros e técnicos das duas empresas, o modelo possui exatamente as mesmas dimensões do Lamborghini Sián FKP 37 até ao último milímetro: o chassis perfeitamente proporcionado é coberto com peças LEGO Technic hexagonais e feitas sob medida, que se interligam e formam uma carcaça repleta de energia. O design presta homenagem à forma com seis faces que desempenha um papel determinante na abordagem da Lamborghini, recordando os farolins traseiros hexagonais e o formato do escape do automóvel desportivo italiano.

A palavra Sián significa “relâmpago” ou “raio” em dialeto bolonhês. Os especialistas do LEGO Group sublinharam-no, fazendo com que os faróis e o raio estilizado que reluzem na carroçaria brilhem tal como os faróis em forma de “Y” do Sián real, ao mesmo tempo produzindo farolins traseiros hexagonais que podem, efetivamente, ser ligados e desligados.

No interior do veículo podem ser apreciados detalhes extremamente precisos, incluindo um volante composto por blocos LEGO e decorado com o célebre emblema da Lamborghini e a bandeira italiana, um painel de instrumentos e bancos de competição.

Este é o primeiro modelo do LEGO Group de grande escala a contar com um revestimento de cor UV com efeito de pintura, que ajudará o modelo a ser mais duradouro. A cor coincide na perfeição com o tom do modelo LEGO Technic à escala 1:8, e foi aplicada pela oficina de pintura da Lamborghini, para garantir que o desportivo possui um acabamento adequado.

“Depois de mais de um ano de espera, o modelo LEGO Technic do Lamborghini Sián vai estar em exibição no Museu Automobili Lamborghini. É o local natural para expor os superdesportivos da Lamborghini que sempre deram forma concreta aos sonhos e sensações, por meio da inovação e à tecnologia. Este modelo à escala 1:1 do Sián mostra que a Lamborghini – tal como o Lego Group – considera os desafios como a sua força vital, a tecnologia como um meio de criação, e o design como um elemento fundamental que pode e deve ser de tirar o fôlego”, afirmou Federico Foschini, responsável de Marketing e de Vendas da Automobili Lamborghini.

As dimensões do modelo são exatamente as mesmas do veículo real: 4980 mm de comprimento, 2101 mm de largura e 1133 mm de altura, enquanto o peso deste modelo rivaliza também com o do modelo original, com um total de 2200 kg. Compreendendo mais de 154 tipos diferentes de peças LEGO Technic, incluindo 20 especificamente moldadas para este modelo, o processo de desenvolvimento e construção demorou 8660 horas, tendo sido levado a cabo por 15 especialistas de design, engenharia e construção da equipa da LEGO em Kladno (República Checa).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.