Reconhecendo que uma grande parte dos seus clientes não dispensa a companhia dos seus cães em viagem, a Land Rover organizou uma interessante demonstração de capacidades do seu novo Discovery Sport ao mesmo tempo que demonstra as aptidões do modelo para transportar os animais de quatro patas que muitos consideram ser o melhor amigo do homem.

Numa ação muito simbólica, ao mesmo tempo revelando que 50% dos proprietários de Land Rover têm cães com que costumam viajar, a marca britânica levou a cabo uma corrida na Finlândia contra um trenó puxado por seis cães. Não quaisquer uns, mas sim seis huskies siberianos da equipa campeã de meia-distância na modalidade de ‘dog sled’, liderada pela finlandesa Laura Kääriäinen.

Antes da corrida, foi necessário levar os cães até ao local da mesma, encarada pela equipa finlandesa como um treino para os campeonatos de inverno. O Land Rover estava equipado a preceito com uma série de acessórios pensados para os cães, como uma divisória para impedir que os animais passassem do compartimento traseiro para o dos passageiros e de um tapete em borracha pensado para impedir marcas de unhas e de sujidade nos revestimentos traseiros.

Chegados ao túnel de Vesileppis, na Finlândia, o Discovery Sport com motor Ingenium a gasolina de 290 CV, e a equipa de cães, orientada por Kääriäinen, enfrentaram-se num percurso de 1 quilómetro (em sentidos inversos), com o carro a levar a melhor, mas apenas por um ‘pelo’…

a carregar vídeo

Para este desfecho, o Discovery Sport beneficiou de tração integral inteligente (Terrain Response), muito embora tenha tido de se desviar de alguns obstáculos adicionais no gelo para tornar a contenda mais justa para os animais. Note-se que este túnel está construído 35 metros abaixo do solo com uma temperatura constante de 2 graus negativos de forma a manter um tapete de neve de 20 mm de espessura, mesmo num verão tão quente como este.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.