LeasePlan já elegeu o Carro Frota do Ano 2019

30/05/2019

O Peugeot 3008 na variante 1.5 HDi Active foi o eleito pela LeasePlan como o Carro Frota do Ano 2019, com o modelo da marca gaulesa a destacar-se dos demais concorrentes graças a uma conjunção de fatores muito forte.

Numa eleição que já vai na sua 17ª edição, a LeasePlan, uma das mais importantes empresas no mercado nacional do ‘car-as-service’ e soluções de mobilidade para empresas e particulares, apresentou os vencedores das diversas categorias do prémio Carro Frota do Ano, cabendo ao Peugeot 3008 1.5 HDi Active a honra de ser o mais votado pelo júri, que teve em conta fatores como o design interior e exterior, conforto da suspensão e a qualidade de rolamento para escolher o 3008.

O Carro Frota do Ano tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacam em cada ano e, nesta edição, pela primeira vez, a análise dos jurados recaiu unicamente no segmento ‘Pequeno Familiar’, embora dividido em cinco categorias: ‘Diesel Station’, ‘Diesel SUV’, ‘Gasolina Station’, ‘Híbrido Plug-in’ e ‘Veículo Elétrico’.

Além de ser eleito como Carro Frota do Ano 2019 por reunir a melhor classificação global dos 15 carros a concurso, o Peugeot 3008 1.5 HDi Active levou ainda o galardão máximo na categoria ‘Diesel SUV’, batendo o Nissan Qashqai 1.5 dCi Business Edition e com o SEAT Ateca 1.6 TDI Style.

Na categoria de ‘Diesel Station’, o vencedor foi o Renault Mégane ST 1.5 dCi Limited, que superou na sua classe os Ford Focus 1.5 TDCI ST-Line e o Peugeot 308 SW 1.5 HDi Business Line. A qualidade e o conforto dos bancos, o conforto da suspensão e o valor de TCO (Total Cost of Ownership) foram fatores decisivos para o modelo da Renault.

Na categoria ‘Gasolina Station’, acabou por ser o SEAT Leon 1.0 TSI Style a vencer na frente do Volkswagen Golf Variant 1.0 TSI Confortline e do Opel Astra ST 1.0 Business Edition. Uma vez mais, os bancos e o seu conforto, bem como o design exterior e o conforto da suspensão foram critérios chave.

O Kia Niro 1.6 GDi PHEV EX foi o vencedor da categoria ‘Híbridos Plug-in’ ao obter uma avaliação superior à do Hyundai IONIQ 1.6 GDI PHEV Tech e do Toyota Prius 1.8 Plug-in Luxury, que também estavam a concurso nessa categoria. Para esta eleição, o Niro destacou-se em fatores como a visibilidade para o condutor, a facilidade e posição de condução e a acessibilidade.

Por fim, na categoria ‘Veículo Elétrico’, foi o Renault ZOE Life 40 a levar o troféu com uma avaliação superior à do Nissan Leaf Acenta e do Volkswagen e-Golf. O TCO, a visibilidade concedida ao condutor e a autonomia entre carregamentos foram fatores diferenciadores em favor do ZOE.

A pré-seleção dos veículos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel em 2018 (com base nos dados da ACAP) e o TCO. Já os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.

Em avaliação estiveram três veículos por categoria, que foram testados em dois circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.