A cidade de Leiria foi a ‘capital’ dos veículos elétricos no passado fim de semana, ao receber o sexto Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), aquele que é considerado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) como “o maior evento dedicado à mobilidade elétrica, que se realiza em Portugal”.

Voltando a ter como objetivo a divulgação da mobilidade elétrica, o ENVE de 2018 destacou-se por ser a maior concentração de veículos elétricos realizada em Portugal e na Península Ibérica, tendo sido batido o recorde anterior.

De acordo com os dados fornecidos pela organização, estiveram em Leiria 306 veículos elétricos, que percorreram um total de 42.052 quilómetros para se dirigirem ao ENVE e regressarem às suas casas.

Entre as diversas trocas de experiências por parte dos utilizadores, nota ainda para o desfile de veículos elétricos, acabando este por ser um dos pontos altos do evento, com 121 veículos a circularem pelas estradas de Leiria, chamando a atenção para os benefícios da mobilidade com zero emissões. Segundo a UVE, os 121 veículos em desfile foram um novo recorde Ibérico, havendo modelos de diversas marcas, como a Nissan, Tesla, smart ou Hyundai.

Muitas das marcas aproveitaram, aliás, este evento para darem a conhecer os seus modelos elétricos, proporcionando test-drives aos interessados.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, marcou presença e foi o responsável pela inauguração do ENVE, chegando igualmente ao volante de um veículo elétrico.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.