M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando a Alfa Romeo lançou o Stelvio, o seu primeiro SUV, quis criar algo capaz de rivalizar e até derrotar modelos equivalentes da BMW, Audi ou Mercedes em confronto direto. Mas a Itália é o país de alguns dos melhores automóveis desportivos do mundo, e alguns italianos nunca estão satisfeitos com a performance de um carro. Por isso a casa de tuning Romeo Ferraris quis ir mais longe e criar um Alfa Romeo Stelvio ainda mais potente, capaz de ultrapassar os 100 km/h em menos de quatro segundos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Romeo Ferraris é mais conhecida por levar as performances do Fiat 500 além dos limites da imaginação. A sua versão de topo para o diminuto citadino da Fiat tem 248 cv na versão de estrada e 380 cv na versão de competição, contra 180 cv do Abarth 695 Biposto, o topo de gama normal. Por isso, se estava à espera de níveis elevados de potência no Stelvio, não vai ficar desapontado. O topo de gama, o Stelvio Quadrifoglio, usa um V6 biturbo de origem Ferrari, com 510 cv de potência. Apenas reprogramando a centralina, o tuner italiano consegue fazer a potência saltar para os 555 cv e o binário para os 610 Nm, suficiente para bater os 100 km/h em 3,6 segundos.

Se a versão Quadrifoglio não está ao alcance de todas as bolsas, a Romeo Ferraris fez o mesmo às versões normais do Alfa Romeo Stelvio. Com o motor 2.2 Multijet Diesel, a potência sobe para os 211 e 238 cv (180 e 210 de origem), enquanto o 2.0 turbo a gasolina está disponível com 242 e 313 cv (contra 200 e 280 de base). Mesmo com o aumento de potência, a casa italiana afirma ter reduzido os consumos em oito por cento. Visualmente, os carros são praticamente idênticos à versão normal, e a Romeo Ferraris só acrescenta puxadores das portas e espelhos retrovisores em carbono.