M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Algures na interseção entre automóvel ligeiro e veículo passado, as autocaravanas também estão a beneficiar do fenómeno da eletrificação. Já existe um modelo produzido na Alemanha que funciona só com a energia gerada por painéis solares. E agora a Winnebago, uma das mais conhecidas marcas de veículos de lazer dos Estados Unidos, junta-se à festa com uma versão equipada com bateria elétrica.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta autocaravana é resultado de uma colaboração entre a Winnebago, responsável pela plataforma técnica e vendas do veículo, e a Motiv, que disponibiliza o mesmo conjunto motriz que desenvolveu para a Ford. Existem duas versões da bateria, uma com autonomia para 135 km e outra com autonomia para 200 km.

Como a autonomia não é muito grande, a Winnebago recomenda que estas sejam usadas em ambientes urbanos ou subúrbios, como clínicas móveis, apoio escolar ou bibliotecas itinerantes. Está disponível em duas dimensões, a J33SE com 10,27 metros de comprimento e a J38SE com 11,84 metros, para um peso de 11,8 toneladas. A Winnebago elétrica necessita de 7 a 8 horas para uma recarga elétrica total.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.