M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As autocaravanas estão a ser alvo de muita procura por toda a Europa, com as vendas a subirem em dois dígitos percentuais todos os anos. E esta nova popularidade traz à luz novos problemas neste tipo de veículos, especialmente na Suécia, onde seis pessoas morreram em viagem numa autocaravana nos últimos cinco anos, quatro delas o ano passado. Por isso, e como todos os acidentes mortais foram resultado de uma colisão frontal, a Trafikverket, administração sueca de transportes, resolveu fazer um crash-test a duas autocaravanas… e os resultados não foram animadores.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Os crash-tests foram efetuados com duas autocaravanas modernas, uma com carroçaria semi-integrada e outra com carroçaria 100 por cento integrada, e seguiram a mesma fórmula dos testes Euro NCAP para veículos ligeiros. Nenhum dos veículos teve uma performance satisfatória no teste de colisão, com a autoridade sueca de trânsito a considerar que o risco de morte num choque frontal é muito elevado. A possibilidade de penetração de objetos estranhos no interior de uma autocaravana é elevada, causando danos extensos no interior.

As duas autocaravanas testadas foram testadas numa plataforma usada por 84 por cento de todos os veículos do género vendidos no mercado (Sevel Sud X250, que deu origem ao Fiat Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer). A carroçaria semi-integrada combina a cabine e parte dianteira da carroçaria do modelo de origem com uma estrutura nova, enquanto a 100 por cento integrada usa de origem apenas o chassis rolante com os componentes mecânicos. Em ambos os casos, as autocaravanas têm uma zona muito pequena de deformação, pelo que não absorvem corretamente a energia de um impacto, com a carroçaria semi-integrada a oferecer ligeiramente mais proteção, mas não o suficiente. A proteção para os ocupantes (especialmente para o condutor) não se compara a um automóvel ligeiro, e há uma tendência nos utilizadores de autocaravanas em não usar cadeirinhas para crianças.