Criada em 1994, a casa relojoeira Bell & Ross ganhou reputação por indicar as horas aos pilotos de caças militares, acabando por merecer um estatuto de relevo no âmbito dos relógios de aviação. Desde o ano passado, porém, passou também a apostar nos pilotos das pistas de competição, associando-se à equipa de Fórmula 1 Renault Sport Formula One Team.

A colaboração com a equipa francesa de F1 deu origem a uma primeira coleção de relógios denominada BR-X1 RS16, em referência ao automóvel apresentado no ano anterior. Em 2017, a Bell & Ross reforça a parceria, apresentando uma série de três novos relógios de alto desempenho, inspirados pelo volante do novo F1 da Renault, designado RS17.

O design e o código de cores destes relógios high-tech permitem uma leitura fácil da hora, tendo um princípio semelhante ao de um volante de F1, no qual as informações adotam diferentes cores consoante o tipo. De igual forma, recorre a materiais também comuns na F1 como carbono forjado, titânio ou cerâmica, idênticos aos utilizados para criar as estruturas dos monolugares que competem nos Grandes Prémios.

Elevada complexidade

De acordo com a marca de relógios, esta nova coleção Bell & Ross BR-RS17 é constituída por relógios com modelos de cronógrafo “únicos”, com possibilidade de medir tempos curtos, como os alcançados pelos bólides na pista. Esta precisão exige, também, uma maior complexidade do mecanismo, exigindo com frequência “um terço de peças a mais do que um calibre de relógio clássico”.

De resto, a decoração é decalcada do volante do monolugar do Renault F1. Por exemplo, o aro do BR-X1 RS17 Skeleton Chronograph ostenta os mesmos tons brilhantes que a roda existente no centro do volante do carro de F1 RS17. As funções de hora, cronógrafo, data, segundos ou reserva de marcha têm cada uma a sua tonalidade específica, não faltando mesmo o tradicional amarelo “Renault”, utilizado pelos monolugares desta equipa desde o ano de 1977, quando os ‘bules de chá’, como foram maldosamente apelidados pelas equipas concorrentes surgiram na Fórmula 1.

Por outro lado, a caixa do BR-X1 é produzida em Carbone Forgé, inspirado nos materiais do volante do carro de F1 Renault RS17, tratando-se de um material compósito, leve e extremamente resistente, utilizado, por isso, na construção de fuselagens de aviões ou de carroçarias de automóveis de competição. Já a periferia da caixa dos BR-X1 é revestida a borracha, o mesmo elemento que é utilizado na bracelete, mas aqui combinado com fibras de carbono.

Nota para o BR-X1 RS17, que a Bell & Ross cataloga como “uma versão extrema do BR 03”, com um mecanismo esqueleto que permite contemplar as rodagens, situadas por trás de um vidro de safira com coloração cinzenta. Os botões “basculantes”, para manipular a função de cronógrafo, proporcionam uma elevada precisão. Recorrem a cerâmica high-tech e são encimados por borracha amarela, para uma melhor preensão. O aro dispõe de uma escala taquimétrica, destinada a calcular as velocidades em pista.

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