M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Can-Am constrói veículos todo-o-terreno para uso pessoal, com características e aparência algures entre uma moto e um automóvel. A gama Maverick X3 é a mais desportiva, com veículos de quatro rodas capazes de atravessar qualquer terreno, e a velocidades elevadas. E uma nova versão mais hardcore chega ao mercado em 2018.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Sob o nome complicado de “X mr Turbo R”, o Maverick X3 mais hardcore de sempre conta com um dos chassis mais rígidos da sua categoria. O peso total é de 766 kg, mas para isso a Can-Am adotou um motor mais potente da unidade tricilíndrica e turbocomprimida de 900 cc fornecida pela Rotax. Com nada menos que 172 cv de potência (muito perto dos 200 cv por litro), consegue atingir os 100 km/h em menos de cinco segundos.

A potência é distribuída às quatro rodas através de uma caixa automática de variação contínua. O condutor pode escolher entre quatro modos diferentes de tração, incluindo dois adaptados para condução em lama e trilhos complicados. A suspensão com amortecedores ajustáveis tem um raio de ação máximo de 60 cm, o que garante passagem fácil por cima de obstáculos, com a ajuda dos pneus de 30 polegadas. Uma posição baixa de condução também ajuda o comportamento em curva, mantendo o centro de gravidade baixo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.