M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Sendo uma marca de luxo para um público mais exclusivista, a Audi é um alvo preferencial para quem deseja personalizar o seu automóvel. Na Alemanha, existem muitas casas de tuning especializadas em novas decorações e alterações mecânicas de modo a tornar os carros da marca visualmente distintos, assim como mais rápidos. Mas foi preciso uma casa de tuning italiana para criar um Audi verdadeiramente exclusivo, o único Audi A8 Allroad existente.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Castagna Milano é uma empresa especializada em design que faz várias modificações a automóveis. A casa italiana de tuning é especializada em fazer versões especiais da família Fiat 500, geralmente descapotáveis ou viradas para o lazer. Muitas vezes, os carros da marca de Turim são transformados em algo com aparência de “buggy”, mas mantendo intacta a sua identidade original. Neste caso, a Castagna Milano respondeu ao desejo de um cliente para “ter um carro um pouco maior que os vossos Fiat 500”.

Para fazer este Audi A8 Allroad, o tuner italiano teve que alterar a carroçaria do Audi A8. A transformação foi feita no modelo da geração anterior, na variante de carroçaria longa, equipado com o exclusivo motor W12 (três bancadas de cilindros, contra as duas de um V12) de 6,3 litros e 500 cv. O A8 já é bastante leve para as suas dimensões, com um chassis e carroçaria feitos de alumínio. Para a extensão do tejadilho e portão traseiro integral para a bagageira, a Castagna recorreu à fibra de carbono.

A Castagna não revelou mais detalhes sobre este Audi A8 Allroad, que tem uma pintura de dois tons e as mesmas aplicações de aparência TT do A4 e A6. Apenas existem imagens do exterior, não se sabendo nada sobre modificações ao habitáculo, nem quanto custou esta criação ao seu cliente anónimo. A inspiração vem de um protótipo da Castagna, o Audi Avantissimo, que teve admiradores nos salões automóveis mas que a Audi nunca quis colocar em produção.