M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O conceito de casa móvel está muito enraizado em certas zonas dos Estados Unidos, onde nem toda a gente sente a necessidade de ter um domicílio fixo. Muitas pessoas vivem nos chamados trailer parks, algumas porque precisam, mas outras simplesmente porque podem desejar acordar amanhã num sítio diferente. É o caso de Vince Marzilli, um carpinteiro e empreiteiro que construiu a sua primeira casa móvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Depois de vários anos a fazer trabalhos de carpintaria na sua empresa, a Evergreen Tiny Homes, Marzilli passou os últimos meses a planear e construir a sua primeira criação, a Cumberland. Este seu novo projeto está a ser acompanhado pelo resto do mundo como parte de um programa televisivo que tem sido transmitido numa televisão local, a WABI TV, no estado do Maine. Para a caravana Cumberland, construiu tudo em cima de um atrelado personalizado, ficando com um comprimento total de cinco metros. O exterior, que tem espaço para uma varanda protegida dos elementos, optou por madeira de cedro para cobrir o material isolante que faz da Cumberland uma casa móvel acolhedora.

No interior da caravana, optou por uma mistura de álamo negro e freixo branco para o chão, as bancadas da cozinha e a mesa, com espaço suficiente para quatro ou cinco pessoas conviverem e partilharem uma refeição. Vince optou por criar uma parede cheia de janelas para um dos lados da casa móvel, garantindo a presença constante de luz natural, para evitar gastar muita energia. A casa de banho com chuveiro fica no andar térreo, por baixo do sótão onde pode montar o seu quarto, enquanto a escada fica integrada nos móveis da cozinha. Também o sótão tem luz solar, com uma grande claraboia. Vince Marzilli tem agora a sua criação à venda, por 70 mil dólares (61.500 euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.