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Cinco histórias dos automóveis que davam um filme

Mario Andretti, de emigrante a campeão do mundo Nascido numa cidade italiana que foi entregue à Croácia em 1945, Mario Andretti foi um refugiado da Segunda Guerra cuja maior alegria em criança era ver a prova das Mille Miglia nas estradas italianas. Inspirado pelo campeão Alberto Ascari a tornar-se piloto, emigrou com o seu irmão gémeo Aldo para os Estados Unidos com 17 anos. Depois de ganhar a primeira corrida em que participou, a sua carreira cresceu até tornar-se campeão de Fórmula 1, em 1978.
O rapto de Juan Manuel Fangio em Cuba É verdade que já existe um filme sobre este caso, "Operación Fangio", mas o rapto do campeão de Fórmula 1 antes da realização do GP de Cuba de 1958 (uma prova para sport-protótipos, não F1) por apoiantes das forças revolucionárias de Fidel Castro merece uma adaptação mais fiel que a fraca produção feita em 1999. Juan Manuel Fangio até foi bem tratado pelos seus raptores, com quem se correspondeu nos anos seguintes.
William Grover-Williams, piloto e espião Este ás britânico foi famoso antes da Segunda Guerra Mundial, por ter sido o primeiro vencedor do GP do Mónaco, ao serviço da Bugatti. Mas foi a sua vida militar que teve mais interesse. Em parceria com o seu amigo e adversário das pistas, Robert Benoist, foi espião e sabotador ao serviço da Resistência Francesa, até ser preso e executado pelas forças nazis. Mas dizem que Williams sobreviveu e viveu uma vida pacata com a sua "viúva" até morrer em 1973, atropelado por um turista alemão.
Randy Lanier, de campeão a criminoso Desconhecido fora do meio das corridas de automóveis, Lanier tem uma das histórias mais dramáticas de qualquer piloto. Nos anos 80, subiu rapidamente na carreira, tornando-se campeão nas provas de longa duração e comprando um lugar numa equipa da Indycar, tornando-se melhor estreante nas 500 Milhas de Indianapolis. Afinal, a sua carreira era financiada pelo tráfico de marijuana, que lhe valeu uma tentativa de fuga para o Mónaco e Caraíbas e 26 anos na prisão.
O escândalo DeLorean Em 1973, John DeLorean abandonou a General Motors para criar a sua própria marca de automóveis. O seu carro, o DeLorean DMC-12 ficou famoso, mas a sua empresa teve vários problemas laborais e com a qualidade dos carros, e o empresário americano foi preso por tráfico de droga. Apesar de ter sido declarado inocente, a sua reputação ficou arruinada.

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Automóveis e cinema são duas indústrias rodeadas pelo glamour, pelo que faz sentido que ambas devessem trabalhar mais em conjunto. Apesar disso, filmes sobre automóveis ou sobre corridas continuam a ser em número pequeno, quando comparados com histórias policiais ou comédias românticas. Talvez seja por falta de conhecimento dos cineastas, por isso escolhemos aqui algumas das histórias mais interessantes que mereciam ser dramatizadas no grande ecrã.