M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Bruce Beach começou a construir o seu abrigo nuclear em 1980, quando juntou cinco autocarros escolares abandonados num terreno remoto da província de Ontario e os colocou dentro de um grande buraco no chão. Cinco anos depois, o canadiano tinha 42 autocarros espalhados e ligados uns aos outros, suficiente para criar um abrigo capaz de albergar várias pessoas e resistir até que pudessem regressar à superfície.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Pelo caminho, Beach teve várias batalhas com a justiça, foi acusado de ser um louco paranóico, e viu o seu abrigo ser invadido várias vezes por forças militares, uma delas quando estava a preparar-se para ser entrevistado pela televisão. Mesmo assim, afirma que não é um paranóico e que não acredita que vai haver uma guerra nuclear. Apenas acha que todas as comunidades deviam estar precavidas e ter algo do género para os cidadãos.

O SAFE Ark 2, como o projeto foi chamado, foi criado para ser autossuficiente, com geradores de energia alimentados a gasóleo, posto médico, furo de água, salas de ferramentas e computadores, armazéns e uma área de descontaminação, com acesso à superfície.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.