M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os contentores são talvez os objetos que mais se movem de um lado para o outro. Dentro deles, toneladas de contentores são transportados todos os dias com a carga que facilita a nossa vida diária, tanto como materiais em bruto como sob a forma de produtos de venda ao grande público. Mas, ao fim de algumas décadas, estas caixas de metal também precisam de ser substituídas e o seu material de origem reciclado. E como é que isso se faz? Na Alemanha, transformando os contentores num hotel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Duas firmas de arquitetura de Berlim juntaram esforços para criar algo de original com algumas centenas de contentores, aproveitando o facto de que estes recetáculos metálicos têm espaço suficiente para uma viver lá dentro. Foi assim que nasceu o Dock Inn, um hotel low cost construído junto ao porto de Warnemünde, na costa alemã do mar Báltico. Este hotel junta-se a outros projetos semelhantes já existentes, como um restaurante de luxo ou uma garagem para colecionadores de automóveis.

O Dock Inn tira bom proveito das dimensões de 12 metros de comprimento por 2,5 metros de largura para usar uma decoração minimalista e integrar uma casa de banho. Também deu para construir quartos de vários géneros, desde casais a grupos de oito pessoas com beliches, distribuindo 188 camas por 64 divisões. Também foram aproveitados contentores para construir a cozinha, restaurante em forma de refeitório e até um spa. Mesmo com um design minimalista, este hotel de contentores foi considerado inovador o suficiente para ganhar dois prémios da indústria alemã de hotelaria.