Ferrari diz-se “Falali”, Maserati é “Mashaladi”, Rolls Royce diz-se “Laosi-Loisi” e “Aerfa Loumiou” é como os chineses pronunciam Alfa Romeo. E a sua marca favorita, como será?

O mercado automóvel chinês é o maior do mundo, ultrapassada em 2017 a fasquia dos 27 milhões de unidades vendidas, de um total de 95 milhões de carros comercializados à escala global. Números impressionantes que aumentam a curiosidade em torno da gigantesca indústria que continua a prometer ofensiva sem precedentes no mercado mais difícil do mundo, o Europeu, onde nenhuma marca se impôs apenas pelo preço.

E, por isso, num universo de muitas dezenas de fabricantes, são já muitos os nomes de marcas chinesas que entraram no léxico nos fãs de automóveis de no Velho Continente. Umas mais fáceis de pronunciar do que outras. Mas este vídeo curioso, partilhado pelo ‘Carscoop’, permite também perceber como os chineses dizem nomes bem conhecidos de todos nós, como Ferrari, Maserati, Lamborghini ou BMW. E também aqui há lugar a muitas surpresas. Vale a pena ver até ao fim.