M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma autocaravana é uma boa maneira de escapar às “prisões” da cidade, mas no fundo vai estar sempre perto de uma cidade, de uma loja e de uma estrada, não importa para onde viaje. Para fugir realmente da civilização, vai precisar de algo como a Commander. Maior que qualquer autocaravana convencional, passa onde as outras não conseguem e não precisa de nenhum do espaço nem dos confortos caseiros a que está habituado.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construída pela SLRV, especializada em veículos exploratórios, a Commander é baseada num camião MAN TGM com quatro rodas motrizes, do mesmo tipo que costuma participar na divisão de camiões do Rali Dakar, ou que é usado para missões em terrenos de difícil acesso. Usa um motor Biturbo-Diesel de seis cilindros com 290 cv de potência, com quatro rodas motrizes, caixa automatizada de 12 velocidades e três diferenciais com bloqueio manual. As jantes de 20 polegadas, pneus especiais e suspensões pneumáticas estão adaptados para uso fora de estrada, e o chassis foi alterado pela SLRV para que a cabina e a caravana rolem em separado quando a Commander passa por desníveis no terreno.

A caravana da Commander é altamente personalizável, podendo escolher entre cinco planos diferentes de interior, mas sempre com espaço para uma cama dupla ou beliches com acesso hidráulico, cozinha, casa de banho com duche separado e mesa para jantar e trabalho. Os fogões e o chuveiro podem ser aquecidos com geradores Diesel, mas a autocaravana também pode ser equipada com painéis solares, que fornecem energia a baterias de lítio da Mastervolt. Além dos painéis solares, viagens de vários dias também são possíveis graças aos sistemas de filtração de água KwikTwist. Tudo isto contribui para o preço final, que começa nos 400 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.