M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem coisas que não se fazem com um Ferrari, como transformá-lo num automóvel familiar. Mesmo há quem gostasse de ter um carro da marca italiana, mas por alguma razão, tem que ser uma carrinha. Foi o caso do conde Giovanni Volpi e da sua “carrinha do pão”, derivada do 250 GTO dos anos 60, ou da antiga conversão de um 456 GT feita nos anos 90 em exclusivo para o sultão do Brunei, Hassanal Bolkiah. Mas há uma terceira carrinha Ferrari, a Vandenbrink 612 Shooting Brake, criada em 2008 para o milionário Maurik van den Heuvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para transformar o ‘gran turismo’ 612 Scaglietti numa carrinha, Van den Heuvel recorreu à Vandenbrink, uma casa de tuning que constrói carroçarias exclusivas para automóveis que raramente são vistos na rua. Mesmo assim, desta forma ficam mais raros, podendo depois ser vendidos como objetos de coleção. Neste caso, a carrinha Ferrari ganhou uma carroçaria adaptada, com alguma inspiração na versão especial do 250 GTO “carrinha do pão”, mas com um interior muito mais luxuoso. E embora a Vandenbrink não tenha divulgado características técnicas, a bagageira parece ser bem espaçosa. Mecanicamente, não foi feita qualquer modificação ao motor V12 de 540 cv montado de origem.

Apesar de ser único no mundo, Maurik van der Heuvel vai vender a sua carrinha Ferrari, que marca menos de 30 mil quilómetros no velocímetro, por “apenas” 300 mil euros. É que a Vandenbrink vai começar a produzir novas versões desta Shooting Brake por encomenda. Basta levar o seu 612 Scaglietti, que a firma holandesa de tuning trata do assunto. E como quer manter a exclusividade, cada carro vai ter decoração feita à medida do seu cliente, adaptada a passatempos como golfe, falcoaria ou equitação.

 

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