M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os Estados Unidos têm muitas zonas planas e localidades que se estendem por quilómetros. Por isso, não é fora do normal existirem pessoas que têm uma casa sobre rodas mais comprida e mais larga que uma autocaravana. E como também há poucas pontes baixas fora das grandes metrópoles, é possível viajar pelas zonas rurais e estacionar durante alguns meses num parque com algo que também é mais alto que uma caravana. É o caso desta proposta da Alabama Tiny Homes, que tem um dos melhores aproveitamentos de espaço em habitações do género.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Alabama Tiny Homes faz moradias móveis sob encomenda, e a Journey, como foi batizada, é a quinta criação da empresa americana, em que o aproveitamento de espaço é sem dúvida uma das suas principais características. Apesar de ter uma área habitável de apenas 30 metros quadrados, em termos de altura tem espaço suficiente para montar um sótão, que serve como quarto e sala de estar, incluindo uma televisão de grande ecrã. É acessível através de uma escadaria, cujos degraus são também usados como gavetas para arrumação de objetos.

Outros elementos que fazem bom uso do espaço desta casa sobre rodas são a casa de banho, onde há espaço para um chuveiro com spa, máquina de lavar e de secar roupa. Na cozinha, não é preciso muito para fazer caber um frigorífico de 286 litros, semelhante ao que se poderia encontrar em qualquer moradia imóvel. As madeiras usadas no interior são de cedro, com placas de 15 cm, revestidas com um isolamento de espuma. A Journey tem também espaço para montar uma varanda, e na traseira inclui uma caixa de ferramentas de grandes dimensões e um ar condicionado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.