Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta é a estrada mais perigosa do mundo

--FILE--Buses and cars travel along the Guoliang Tunnel through the Wanxian Mountain in the Taihang Mountains in Huixian county, Xinxiang city, central China's Henan province, 17 May 2014. The Guoliang Tunnel in Taihang Mountains was built by local villagers themselves, which is an inspiring story in itself. Before 1972, the path chiseled into the rock used to be the only access linking the Village of Guoliang with the outside world. Then the villagers decided to dig a tunnel through the rocky cliff. Led by Shen Mingxin, head of the village, they sold goats and herbs to buy hammers and steel tools. Thirteen strong villagers starte to work on the project. It took them five years to finish the 1,200-meter-long tunnel which is about 5 meters high and 4 meters wide. Some of the villagers even gave their lives to it. On May 1, 1977, the tunnel was opened to traffic. The wall of the tunnel is uneven and there are more than 30 "windows" of different sizes and shapes. Some windows are round and some are square, and they range from dozens of meters long to standard-window-size. It is frightening to look down from the windows, where strange rocks hanging form the sheer cliff above and a seemingly bottomless pit lying below.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No mundo moderno, rapidez nos transportes e comunicações é fundamental. Como o caminho mais curto entre dois pontos é uma linha reta, foram construídas auto-estradas que transportam rapidamente os seus utilizadores de um ponto ao outro, com toda a comodidade. Quando a geografia está contra este objetivo, é fácil deitar montanhas abaixo, ou construir um túnel de um lado ao outro.

Mas a tecnologia de hoje não é a mesma de antigamente, e características geológicas sempre representaram obstáculo nas comunicações entre civilizações. Mesmo assim, foram encontradas soluções, eficazes para a época, mas consideradas primitivas hoje. Só que estas estradas nem sempre foram substituídas, e muitas ainda continuam a operar. É o caso de túnel de Guoliang, na China, com apenas 1,2 km mas com uma aparência extremamente perigosa.

O túnel foi criado para ligar a aldeia de Guoliang ao resto da província de Henan. Apesar da sua aparência rústica, foi construído entre 1972 e 1977. E a aparência rústica e o tempo de construção explicam-se pela obra ter sido feita pela população local. O túnel é usado por transportes públicos, apesar de mal ter espaço para um autocarro, que tem que partilhar o caminho com rebanhos locais. Mas nos seus pontos mais confortáveis tem 5 metros de 4 de largura, e local para os peões passarem, pararem e descansarem.