M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Por vezes, surgem alguns carros que testam os limites do aceitável quando se fala de modificações em busca da performance. Alguns são feitos pelas marcas, como o Renault Clio V6, o Nissan Juke R ou a Ford Transit Supervan 3. Mas a maior parte vem das casas de tuning, como a Lazzarini Design, que há cinco anos criou um exemplar único, o Lazzarini 550 Italia, um Fiat 500 com motor do Ferrari 458 Italia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De origem, o Fiat 500 é um pequeno citadino com motor 1.2 de 69 cv, montado em posição dianteira. Para montar o V8 do Ferrari, a Lazzarini Design necessitou de transplantar toda a secção traseira do superdesportivo italiano, incluindo não só o motor de 4,5 litros e 570 cv (oito vezes mais que a potência de origem, e o equivalente a três 695 Abarth), a transmissão sequencial de seis velocidades e até a suspensão traseira.

Isto implicou retirar os bancos traseiros, ampliar a distância entre eixos em 35 cm, alargar a via dianteira em 25 cm e a traseira em 35 cm. Apesar disso, a Lazzarini conseguiu manter as proporções originais do Fiat 500… pelo menos até à montagem da gigantesca asa traseira, a única maneira do pequeno carro italiano se manter preso ao chão com toda esta potência. Se quer comprar um… não pode, o Lazzarini 550 Italia é um exemplar único.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.