M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Hummer deixou de ser produzido há quase uma década e deixou saudades, tanto que vários pequenos construtores têm criado projetos que recuperam, de uma forma ou outra, o clássico super-TT de aspeto militar. Um dos projetos mais recentes é o Bureko 6×6, agora na sua terceira geração, ainda maior e mais moderna, que é facilmente reconhecido pela sua grelha… a última peça do Hummer que ainda resta neste todo-o-terreno especial, construído na República Checa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Bureko 6×6 já não tem um modelo Hummer como base. Em vez disso, tem como base uma pickup Chevrolet Silverado Heavy Duty, na versão de cabine dupla, com a distância entre eixos, as longarinas e a caixa de carga esticadas para lidar com o segundo eixo traseiro. No interior, deixa de ser uma viatura de trabalho para passar a ser um carro de luxo, com ar condicionado de zona dupla, rádio satélite com dois ecrãs e comandos vocais, câmara traseira, revestimentos em couro e espaços para arrumação no chão da cabine.

Mecanicamente, é um verdadeiro TT, com tração permanente às seis rodas, caixa automática de oito velocidades, amortecedores a gás às quatro rodas e jantes de 20 polegadas calçando pneus Federal. O motor LSx da General Motors está disponível em duas variantes de cilindrada e cinco níveis de potência. Na variante de 6,2 litros, pode ser preparado até aos 600, 650 ou 700 cv, mas aumenta a cilindrada para 6,8 litros, é possível escolher o Bureko com 800 ou 1000 cv. Todas as versões estão sobralimentadas com compressor mecânico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.