Uma longa viagem de autocarro pode ser uma ideia já em si penosa. Imagine então que faz a mais longa viagem de autocarro do mundo. Aí talvez o caso mude de figura, já que apesar das naturais agruras da viagem, está a cumprir uma autêntica proeza que o vai levar ao coração da América do Sul.

Uma das linhas de carreira regular mais longas do mundo é operada pela empresa peruana Expresso Internacional Ormeño S.A., que liga as cidade de Lima, no Peru, ao Rio de Janeiro, no Brasil. Até há pouco tempo a ligação era apenas entre Lima e São Paulo, mas o sucesso da carreira levou a empresa transportadora a fazer a extensão até ao Rio de Janeiro.

São 6035 quilómetros de viagem, percorrendo algumas das mais belas paisagens do Brasil e do Peru, utilizando parte da Estrada Interoceânica do Sul, que liga a costa peruana do oceano Pacífico ao litoral atlântico do Brasil. Pelo caminho e durante os mais de seis dias de viagem, o “ônibus” tem paragens em Assis Brasil, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande e São Paulo. Na parte peruana, teremos as localidades de Ica, Nazca, Abancay, Cuzco, Puerto Maldonado e Iñapari. No percurso, um dos pontos altos é a travessia da Cordilheira dos Andes, chegando a atingir os 4750 metros de altitude.

No entanto, esta não é a viagem mais longa de autocarro do mundo. Essa fasquia fica reservada para a viagem entre o Rio de Janeiro e Bogotá, numa extensão de 14 mil quilómetros, que durante 10 dias liga 150 cidades de quatro países — Brasil, Peru, Equador e Colômbia. Uma viagem cumprida pelo repórter brasileiro da Globo, Chico Regueira e pelo cinegrafista Alex Carvalho, cujo relato pode acompanhar neste link.