Sendo uma marca fundamentalmente urbana, a MINI decidiu aliar-se a outros parceiros sonantes da área da cultura e da arte urbana para fortalecer a sua presença e o seu apoio ao setor. A apresentação do projeto, que liga a MINI, marca do Grupo BMW, ao Vhils Studio, Iminente a Underdogs, decorreu numa ‘tela’ artística da cidade de Lisboa, o Panorâmico de Monsanto, onde foram revelados os propósitos deste acordo e a renovada gama MINI de três e de cinco portas e o Cabrio.

Se há arte em tudo o que nos rodeia, a MINI decidiu apoiar o setor da arte urbana, inserindo-se num projeto em parceria com aquelas entidades culturais, que procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades, revitalizando espaços e dando um ar mais moderno às grandes urbes.

A parceria da marca automóvel com o Vhils Studio, Iminente e Underdogs terá a duração inicial de um ano, com possibilidade de extensão, assentando na criação de projetos em comum que visam contribuir para a melhoria da vida nas cidades através da arte. O primeiro resultado desta parceria é um filme, apresentado no decorrer do evento, que mostra precisamente a forma como as quatro entidades partilham dos mesmos valores – tolerância, igualdade, solidariedade e inclusão – e como valorizam a arte, a cultura e os ambientes urbanos. O vídeo estará disponível das redes sociais das marcas envolvidas.

O principal apoio da MINI será dado com a disponibilização de automóveis para aquelas entidades, sendo os próximos passos deste esforço conjunto a criação conjunta de mais projetos, ainda este ano com a inclusão de uma nova forma artística no Festival Iminente: o cinema. Com o apoio exclusivo da MINI, o Festival Iminente está a desenhar uma programação, em parceria com o Vhils, que abre não só um novo espaço de expressão de cultura urbana, mas também um novo formato no festival, um cinema ‘drive-in’.

Admitindo que esta é uma parceria que se enquadra perfeitamente no espírito da marca, Pedro Faria, Brand Manager da MINI em Portugal, explicou esta é uma atitude mais ativa no processo de transformação das cidades, lembrando ainda que o nome de Vhils foi o que mais rapidamente ficou em cima da mesa assim que se pensou nesta ação.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com estas três entidades culturais, reconhecidas a nível nacional e internacional, quer pelo seu talento quer pela sua inovação. Podermos partilhar experiências, conhecer outras perspetivas e colaborar em vários projetos vem permitir à marca assumir uma voz ativa na celebração da cultura urbana, enquanto movimento de transformação progressivo das cidades. Certamente, uma grande mais-valia para a MINI, referiu, adiantando igualmente que esta é uma forma muito importante de apoio à cultura, sobretudo num momento em que o contexto da pandemia tornou o setor mais debilitado. “Este projeto é estrutural no apoio às cidades e à cultura”, acrescentou ainda.

Por seu turno, Romain Trevisan, CEO do Vhils Studio, Iminente e Underdogs, explicou que “faz já parte da nossa história a associação entre o trabalho artístico e as marcas, que cada vez mais se empenham no apoio à cultura, aos artistas e aos agentes culturais e são também determinantes para o desenvolvimento do setor. Com esta nova parceria que hoje se anuncia pretendemos dar continuidade ao nosso papel enquanto agentes promotores de cultura, e desenvolver juntamente com a MINI projetos artísticos que possam contribuir de forma definitiva para o enriquecimento dos tecidos artísticos urbanos e para a melhoria da vida nas cidades”.

A parceria MINI x Vhils Studio x Underdogs x Iminente está integrada no projeto internacional MINI Voices, uma plataforma que dá voz a agentes de mudança, pessoas, entidades e iniciativas que estão a fazer avançar o mundo, desconstruindo desafios sociais e indicando um caminho para um futuro melhor. À semelhança do que acontece noutros países europeus, como França e Suíça, o trabalho realizado com o Vhils vai integrar a plataforma MINI Voices.


O QUE É O UNDERDOGS?

Underdogs é uma plataforma cultural sediada em Lisboa, que reúne uma galeria com dois espaços expositivos, um programa de arte pública, a produção de edições artísticas e o desenvolvimento de projetos artísticos comissionados. Estabelecida em
2010 e consolidada na sua presente forma em 2013, a Underdogs trabalha com um elenco diversificado de artistas portugueses e internacionais ligados ao universo da arte contemporânea de inspiração urbana, fomentando o desenvolvimento de relações de proximidade entre criadores, o público e a cidade com vista a promover a arte como uma experiência quotidiana.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.