M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para os verdadeiros fanáticos dos automóveis, estes são sempre verdadeiras peças de arte. E até existe um museu que explora a fronteira entre os dois conceitos, com exposições rotativas passando por vários temas relacionados com cultura automóvel, veículos históricos, desporto e até algumas das interpretações mais radicais do conceito de veículo automóvel. É o caso da mais nova exposição do Museu Automóvel Petersen, em Los Angeles, que abriu a semana passada e é dedicada aos Disruptors, criações de dois designers e engenheiros, que se estabeleceram na fronteira entre objetos mecânicos e peças de arte.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Joey Ruiter e Rem D. Koolhaas costumam trabalhar em conjunto para transformar em realidade algumas das ideias mais estapafúrdias da imaginação de Ruiter. É o caso do Reboot, o buggy mais rápido do mundo, assim como de uma mistura de tanque com moto de neve, a Snoped 2, com lagartas. Estes dois veículos vão estar em exposição em conjunto com novas invenções da excêntrica dupla: o Lo-Res, uma interpretação do clássico Lamborghini Countach em forma de pirâmide; o Commuter Car, um carro sem capota com a forma de um carregador portátil de telemóvel com entradas USB gigantes; e a Moto Undone, um veículo de duas rodas coberto com superfícies metálicas espelhadas.

Considerando que algumas das suas peças de arte parecem inspiradas em alguns automóveis que ficaram famosos em filmes de Hollywood, é apropriado que a exposição Disruptors partilhe o espaço do museu americano com a mostra Hollywood Dream Machines, onde máquinas como vários Batmobiles, o DeLorean da série Regresso ao Futuro, o KITT ou a moto usada por Jeff Bridges no filme Tron são algumas das estrelas.