M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em 1968, a Volkswagen lançou um veículo de recreio com base na tecnologia do Carocha, do “Pão de Forma” e do Karmann Ghia. Conhecido oficialmente como VW 181, também ficou conhecido com nomes como Kurierwagen, Thing ou Trekker. Embora não tenha tido o sucesso esperado, ainda resistiu durante vários anos, combinando algumas capacidades de todo-o-terreno com algum conforto para a cidade. Antepassado dos SUV, o 181 “Thing” ainda hoje é apreciado pelos entusiastas, mas necessitava de ser modernizado, e um preparador americano resolveu transformar este clássico num automóvel elétrico.

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Icon 4×4 é uma casa de tuning da Califórnia, especializada em transformar veículos clássicos com peças modernas, com destaque para o carro preferido do fundador, o Toyota Land Cruiser. Mas esta empresa tem-se diversificado e já criou até submarcas para projetos diferentes. É o caso da Derelict, que, de acordo com o site da Icon 4×4, “re-imagina veículos clássicos para uso moderno”, mantendo a estética original mas livrando-se de todos os componentes mecânicos originais. Neste caso, a empresa de tuning pegou num Volkswagen 181 “Thing” de 1974 e transformou-o no Derelict EV, retirando o motor do Carocha e colocando uma bateria e motor elétrico no lugar.

O VW “Thing” conta agora com uma bateria de iões de lítio de 38 kWh, suficiente para garantir uma autonomia de 130 a 160 quilómetros. A bateria dá energia a um motor elétrico com 150 kW (204 cv) de potência e pode ser recarregada através de um carregador de 3 kW. Outras alterações incluem um novo sistema de direção Pro-Street LSD, novos pneus radiais para lidar com a potência extra, jantes de desenho exclusivo, suspensão ajustável com uma nova barra estabilizadora e travões de disco à frente. Para o conforto e segurança, a equipa da Icon 4×4 adicionou uma cobertura rígida removível, novos vidros, bancos revestidos a couro e faróis LED. O resultado final está à venda por 120 mil dólares (105 mil euros).

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.