Teoricamente, uma bicicleta devia ser uma forma mais barata de uma pessoa se deslocar no centro das cidades, acessível a todos. Mas tal como nos automóveis, há quem esteja disposto a pagar mais por um modelo especial. É o caso da S-Works Venge, a nova bicicleta da Specialized, tão especial que a marca está a vendê-la por um preço de um automóvel, a partir dos 12.500 euros (10.650 euros).

A Specialized quis garantir que a sua nova bicicleta vale o preço, e até levou a S-Works Venge ao túnel de vento, para a transformar na bicicleta mais aerodinâmica do mercado. Para a Specialized, ter a segunda bicicleta mais rápida do mundo não chega. A Venge é mais veloz que a mais antecessora ViAS, beneficiando não apenas da aerodinâmica, mas também de um peso, bastante reduzido. Graças ao uso intensivo de fibra de carbono, o quadro pesa apenas 460 gramas, a mais leve para a marca, mas também com um nível superior de rigidez.

A preocupação em fazer a melhor bicicleta do mundo (e em justificar o preço de mais de 10 mil euros) estende-se às outras peças da bicicleta. A Venge usa travões de disco Shimano às duas rodas, uma transmissão de 11 velocidades com peças em cerâmica, um assento em carbono, e até o guiador teve direito a tratamento aerodinâmico. Os pneus também são especiais, Turbo Cotton apenas 26 mm de largura, calçando jantes de carbono Roval CLX 64.

Com este equipamento, vale a pena a pagar o preço de um automóvel para ter vantagem sobre todos os outros ciclistas, com um diferencial pequeno para a antecessora ViAS. A nova proposta da Specialized está disponível em seis tamanhos diferentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.