Números da Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu, revelam aumento de 470% no número de reservas domésticas de portugueses.

 

As limitações inerentes à pandemia da Covid-19 e o medo de viajar estão a influenciar as escolhas dos portugueses na hora de programarem as saídas para férias. E as autocaravanas parecem ganhar espaço como uma opção mais flexível, livre e segura para viajar, num período em que estes termos assumem uma importância praticamente inédita no imaginário dos viajantes à escala global.

Desde o início de junho, a Indie Campers tem observado esse mesmo fenómeno, registando um aumento de 470% nas reservas domésticas de portugueses face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com aquela empresa líder de mercado, “este aumento coincide com uma expectável inversão do perfil geográfico dos viajantes de autocaravana em Portugal: em 2019, apenas 15% do total dos viajantes da empresa em Portugal eram cidadãos nacionais. Em 2020, entre aqueles que reservaram no decorrer do último mês, essa percentagem cresceu para 65%”.

Dados que não surpreendem os responsáveis da Indie Campers em Portugal, que desde o início da pandemia preparavam um plano de resposta para o mais que provável crescimento do turismo nacional, o maior foco no turismo de natureza, o conceito de micro férias e o crescimento generalizado de road trips como opção de viagem.