M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando terrenos para uso militar são desativados, muitas vezes são deixados ao abandono ou ficam trancados a sete chaves. Em certas ocasiões, felizmente, as restrições de acesso desaparecem e o público consegue ter acesso a algo interessante. É o caso de um posto de observação militar, usado durante a Segunda Guerra Militar para guardar Gibraltar, e que agora é um passeio que oferece uma visão de 360 graus sobre a colónia britânica na Península Ibérica e sobre o pontos encontro entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O rochedo de Gibraltar sempre teve importância estratégica, pois serve para controlar o acesso ao Mediterrâneo desde a era romana. Na Segunda Guerra Mundial, era usado para localizar e observar os movimentos da aviação militar, tanto dos Aliados como do Eixo. Nos últimos anos, no entanto, não tem sido utilizado, pelo que agora foi reaproveitado como atração turística, 340 metros acima da superfície do oceano.

O Skywalk foi projetado por uma firma de arquitetura de Gibraltar e é composto por quatro camadas de vidro, ocupando uma área de 750 metros quadrados e montados sobre uma estrutura de 27 toneladas de aço. Foi complicado construí-la, pois o acesso é feito apenas por uma sinuosa estrada de terra. No entanto, depois do projeto ficar concluído, os visitantes podem usar um elevador para chegar ao Skywalk. Quando chegam ao topo, estes ficam com uma excelente vista tanto sobre a cidade como sobre o mar, com proteção contra os fortes ventos que se sentem a esta altitude.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.