Quais os melhores óculos de sol para os condutores?

Alexandra Beny
Jornalista

No vasto e maravilhoso universo das televendas, há espaço para todo um capítulo dedicado somente ao automóvel e aos seus condutores. Da caneta “mágica” que camufla os riscos na carroçaria, ao prático mini-aspirador, há uma panóplia interessante de objetos que estão à distância de um telefonema com valor acrescentado de 0,60€ mais IVA. Ora, para comodidade dos condutores, também existem óculos de sol anti-encadeamento, anti-uv, anti-estéticos… anti-vida social. A verdade é que não precisa de sacrificar o estilo para conduzir em segurança num dia ensolarado.

Embora não seja obrigatório, para conduzir em segurança em dias de sol é aconselhável usar óculos de sol. Objeto do quotidiano e existente em vários estilos e feitios, infelizmente a importância deste acessório é na maior parte das vezes desvalorizado. Os números revelam que 30% dos condutores utilizam óculos de má qualidade e 20% nem sequer faz uso deles nas suas deslocações de automóvel.

A qualidade das lentes não deve de todo ser ignorada quando se trata da segurança em trânsito. A ausência de óculos de sol, ou uso de um par com pouco filtro pode impedir a boa perceção dos sinais de trânsito, obstáculos, etc…

Sabia que 5% dos acidentes acontecem devido a encandeamentos nas horas do nascer e do pôr-do-sol? É quando a luz incide diretamente nos olhos dos condutores. Tal resulta em vários cenários como colisões (20%).

Mas, se pensa que é necessário abrir os cordões à bolsa para garantir umas lentes com qualidade está enganado. Hoje em dia há vários espaços comerciais que vendem opções mais baratas e…com estilo. Para saber o que deve comprar, procure as indicações presentes nas lentes, ou embalagem do par.

Vários níveis de filtro e lentes polarizadas

Proteger os olhos dos raios UV é uma prioridade, não só para quando se está ao volante. Mas, para os condutores o melhor é apostar em lentes com filtros entre o nível 2 e 3. Sim, utilizar óculos de sol cujo filtro é demasiado elevado pode perturbar a condução, pois estará a retirar a luz em excesso. (Ver galeria)

Condutores com problemas de visão

Seja qual for o problema de visão do condutor (miopia, estigmatismo…) é importante utilizar óculos de sol com a graduação apropriada.

Se for fotossensível, opte por umas lentes mais escuras e evite aquelas que forem semi-tingidas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.