Quando pensamos numa bicicleta de montanha elétrica, aparentemente o peso não costuma ser uma preocupação — afinal o que são mais um ou dois quilos quando se tem um motor para ajudar? A resposta pode ser sim, e não. Depende sempre do que queremos fazer com a bicicleta, e do nosso tipo de andamento.

Tipicamente as bicicletas de all-mountain e enduro elétricas pesam entre os 22 kg e os 25 kg, mas a Specialized conseguiu contrariar estes valores ao apresentar a Turbo Levo SL e a S-Works Turbo Kenevo SL com um “truque na manga”.

O compacto motor Specialized SL 1.1 com apenas 1.95 kg, é uma parte do “truque”, que fica completo com a também redimensionada bateria de apenas 320 Wh, mas que pode ser ampliada em 50% se for utilizado o extensor de autonomia de 160 Wh. Tal como a bateria, o motor sofreu uma redução de potência, disponibilizando 240 W e 35 Nm de torque, e resulta nuns “mágicos” 17 kg para a Turbo Levo SL, e pouco mais de 18 kg na S-Works Turbo Kenevo SL. O extensor de bateria adiciona cerca de 1 kg ao conjunto, e é colocado na grade de bidão no tubo inferior.

Uma vez que ambas partilham o mesmo “coração” elétrico, e até têm pesos aproximados, qual é a diferença entre estas duas bicicletas? Desde logo, o equipamento: mais robusto na Kenevo SL e otimizado para pedalar na Levo SL, o que determina o âmbito da utilização de cada uma delas.

A Specialized inspirou-se na icónica Stumpjumper para criar a Turbo Levo SL Expert Carbon, uma bicicleta elétrica que pretende ser a única que precisará para as suas aventuras nos trilhos: A suspensão Fox Float 36 e o amortecedor Fox Float DPX2, ambos com 150 mm de curso, garantem conforto e tração para ultrapassar a maioria dos obstáculos que encontrar pelo caminho. A transmissão Sram X01 Eagle com 12 velocidades está bem escalonada, com uma ação rápida, mas suave. Os travões SRAM Code RS com pinças de quatro pistões e discos de 200 mm estiveram sempre à altura sem mostrar sinais de fadiga e a geometria do quadro está perfeita para acomodar as rodas de 29 polegadas sem prejudicar a agilidade do conjunto.

Os ciclistas que procuram uma bicicleta elétrica que pedale por eles deverão procurar outro modelo

Os ciclistas que procuram uma bicicleta elétrica que pedale por eles deverão procurar outro modelo pois a Turbo Levo SL Expert Carbon não é “amiga” da preguiça, e quem já experimentou uma versão com motor “full power” e 90 Nm de binário vai sentir uma grande diferença para os 35 Nm produzidos por este motor. Por causa da nossa legislação, a assistência continua a funcionar até aos 25 km/h, e a ajuda multiplica por dois a força da nossa pedalada, mas desafia-nos a pedalar durante muito mais tempo para manter o mesmo ritmo, sem momentos para ir “à bolina” como acontece com a sua congénere não SL. Continuamos a ter três modos de desempenho, e em trilhos com subidas mais técnicas é normal optarmos sobretudo pelo modo Trail, ou até mesmo pelo Turbo, o que nos leva à questão da autonomia.

Numa volta com 40 km, ida e volta a partir de Azeitão até Sesimbra com uma grande variedade de trilhos e um acumulado de 800 m, ficámos sem bateria a uns 5 km do final, por isso, para voltas épicas recomendamos o extensor, que permite fazer uma volta até 50 km sem problemas. A situação não se tornou num problema grave graças ao peso mais contido da Turbo Levo SL Expert Carbon, que apesar do cansaço, permitiu pedalar até ao fim, praticamente como se fosse uma bicicleta sem motor.

Se a Turbo Levo SL Expert Carbon pode ser considerada uma “exploradora” por natureza, com a qual podemos escolher trilhos que não sabemos onde vão dar, já a S-Works Turbo Kenevo SL é uma bicicleta mais focada para descer. Muitos ciclistas vão interpretá-la como a “ferramenta” certa para os trilhos mais desafiantes, e normalmente com obstáculos que envolvem desafiar a lei da gravidade.

A Turbo Kenevo SL está disponível como bicicleta completa ou apenas o quadro com amortecedor e pedaleiro para quem já tenha componentes que queira aproveitar. A personalização é a palavra chave e é possível ajustar tanto o ângulo da direção, como a altura do eixo pedaleiro. Sendo uma versão S-Works significa que vem com um nível de equipamento premium: a forquilha FOX FLOAT 38 Factory 29 e o amortecedor FOX FLOAT X2 Factory controlam os 170 mm de curso à frente e atrás, respetivamente. A transmissão SRAM Eagle AXS e o espigão de selim hidráulico, ambos controlados sem fios permitem ter um cockpit minimalista e arrumado. Nas descidas longas, travões que sejam potentes, mantenham a consistência e resistam à fadiga são os nossos melhores amigos, e os SRAM CODE RSC com pinças de quatro pistões e discos de 220 mm na frente e 200 mm atrás, para além disso são também progressivos o suficiente para modularmos a travagem ao nosso gosto. A escolha das rodas Roval Traverse SL 29″ (marca que pertence à Specialized) em carbono revelam uma integração irrepreensível com a geometria do quadro, em que a agilidade e o desempenho não são comprometidos.

É fácil divertirmo-nos também nas subidas, para voltar a descer

Com 240 W e 35 Nm de torque à disposição, a S-Works Turbo Kenevo SL deixa de ser divertida só nas descidas. É fácil divertirmo-nos também nas subidas, para voltar a descer. Acaba assim a imagem de ciclistas a empurrarem as bicicletas até ao cimo dos trilhos. Estamos no “reino” do enduro, modelo aliás no qual a Specialized se baseou para esta versão desprovida de “gordura”.

A grande novidade é a estreia do pequeno ecrã Mastermind, colocado no tubo superior, onde finalmente é possível ver toda a informação que precisamos sem termos de tirar o telefone do bolso. Continuamos a ter a App Mission Control no smartphone, onde podemos afinar os modos Eco, Trail e Turbo nos níveis de potência e assistência que preferimos. É ainda possível configurar os campos e o tipo de informação que é mostrada. A Specialized introduziu uma nova funcionalidade chamada Micro Tune, que permite ajustar a assistência do motor em andamento quando estamos nos trilhos em passos de 10% sem necessidade de recorrer ao smartphone. É possível até indexar o grau de assistência à frequência cardíaca.

Depois de uma rigorosa dieta de carbono, estas duas bicicletas com silhuetas de “supermodelo” têm propósitos que começam por se cruzar, mas que no final são diferentes: uma, exploradora por natureza, permite-nos pedalar até ao fim do mundo, mesmo que a bateria se acabe. A outra pode ser a substituta daquela bicicleta de downhill que só utiliza quando tem boleia até ao início do trilho. A companheira perfeita para a próxima ida à Lousã.

Ficha técnica:

S-Works Turbo Kenevo SL Motor: Specialized SL 1.1 35 Nm Bateria: Specialized SL1-320 320 Wh Ecrã: Specialized MasterMind Forquilha: FOX 38 Factory GRIP2 170 mm Amortecedor: FOX X2 Factory 170 mm Espigão de selim: RockShox Reverb AXS 125-170 mm Travões: SRAM CODE RSC 220/200 mm Transmissão: SRAM XX1 Eagle AXS 1×12 Avanço: DEITY Copperhead 35 mm Guiador: Roval Traverse SL Carbon 800 mm Rodas: Roval Traverse SL 29 29″ Pneus: Specialized Butcher GRID Trail 2.3″ Peso: 18.7 kg Carga: (ciclista/equipamento) 109 kg Preço: 14 500 euros

Turbo Levo SL Expert Carbon Motor: Specialized SL 1.1 35 Nm Bateria: Specialized SL1-320 320 Wh Ecrã: 3-LED Ride Mode Forquilha: FOX Float 36, Grip2 150 mm Amortecedor: FOX Float DPX2 150 mm Espigão de selim: X-Fusion Manic 125-170 mm Travões: SRAM Code RS 200/200 mm Transmissão: Sram X01 Eagle 1×12 Avanço: Alloy Trail Stem, 35mm Guiador: Roval Traverse SL Carbon 800 mm Rodas: Roval Traverse SL 29 Pneus: Eliminator, GRID TRAIL 29×2.3″ Peso: 17 kg Carga: (ciclista/equipamento) 109 kg Preço: 9 700 euros

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