M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos Estados Unidos, os monovolumes são considerados automóveis com pouca alma, ideais para uma família dos subúrbios, onde a mão pode ir às compras, apanhar os filhos da escola e levá-los para as aulas de violoncelo. São bons para pessoas previsíveis e de interesses mundanos. Mas a Toyota olhou para o seu monovolume e disse “nem pensar nisso”.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Toyota já não tem um monovolume grande na Europa desde que deixou de vender o Previa por cá, mas nos Estados Unidos esse carro cresceu e transformou-se no Toyota Sienna. É um monovolume espaçoso, com sete ou oito lugares, e mais de cinco metros de comprimento. Mas a marca japonesa também é famosa pelos seus todo-o-terreno, e alguém na sua divisão de tuning oficial, a Gazoo Racing, pensou “que tal combinar estas duas ideias”? E assim nasceu o Toyota UUV, um carro para famílias que não se importam de fazer um piquenique no coração das Montanhas Rochosas.

Do Sienna, só sobram partes da carroçaria, que mesmo assim ganhou novos para-choques, alargamentos, reforços e uma pintura especial. O chassis foi transplantado da pick-up Tacoma, pelo que o motor 3.5 V6 com caixa automática ligada ao eixo da frente deu lugar a um 4.0 V6 sobrealimentado (à volta de 330 cv) com caixa manual ligada às quatro rodas. Tem também uma suspensão especial e travões de maiores dimensões.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.