O Ghan foi inaugurado em 1929, inspirando-se nas caravanas de camelo que percorriam o Afeganistão, mas foi apenas em 1980 que ligou o norte e o sul da Austrália por caminho-de-ferro. Milhares de pessoas aproveitam para fazer esta viagem, para turismo, negócios ou motivos familiares. Costuma ter cerca de 30 carruagens, com o operador a anunciar um comprimento médio de 744 metros, quase o dobro do seu congénere mais próximo. Mas é possível este valor crescer, podendo atingir 44 carruagens e ultrapassar 1,2 quilómetros de comprimento. É normal o comboio ultrapassar um peso total de 1400 toneladas, a velocidades entre os 85 e os 115 km/h.
Apesar desta velocidade, o Ghan demora 54 horas, ou quase quatro dias, a fazer a viagem de 2979 km entre Darwin, na costa norte da Austrália, a Adelaide, no oposto sul, e passando por Alice Springs, no centro do continente. É normal o comboio passar por algumas zonas florestais e montanhosos, mas principalmente por terrenos quase desérticos, a centenas de quilómetros da civilização mais próxima. O Ghan oferece todas as comodidades para quem quer fazer a viagem completa, incluindo vagão-restaurante e cabines para dormir. Mas nem todos podem viajar nele. Devido à duração da viagem, o longo comboio apenas vai de um ponto ao outro do país uma vez por semana.
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