A Lituânia já tem uma ‘gigafábrica’ da Tesla. Pelo menos, em formato digital. Tal como muitos outros países europeus (como Portugal, que conta com um grupo de pressão bastante numeroso para convencer Elon Musk), a Lituânia também quer a fábrica de baterias da marca de soluções elétricas para o seu país, pelo que recorreu às ferramentas digitais para mostrar os benefícios locais.

Um grupo de 41 programadores levou a cabo uma versão da fábrica da Tesla em formato Minecraft, um jogo de vídeo bastante popular de estilo ‘sandbox’ (ou seja, não linear) e com possibilidades de construção praticamente infinitas com recurso a blocos. Desta forma, os jogadores podem construir e reproduzir tudo o que quiserem, mas em ambiente virtual.

A intenção daquele grupo da Lituânia era mostrar as condições e benefícios do país para albergar a gigantesca infraestrutura da Tesla, tendo escolhido como ‘base’ a cidade de Kruonis, perto de dois aeroportos internacionais. No vídeo, os ‘gamers’ indicaram que “a Tesla construiu a sua fábrica em dois anos. A Lituânia fê-la em dois dias”.

A cidade tem, também, bons recursos em termos de energia renovável, destacando-se a central de produção hidroelétrica reversível, que é única no Báltico e que poderia servir como um argumento para convencer a Tesla.

Recorde-se que a segunda ‘gigafábrica’, conceito criado por Elon Musk para definir a sua infraestrutura de grandes dimensões, será implementada na Europa para produzir baterias e veículos. Portugal é um dos países na corrida, mas não é o único, dispondo de forte concorrência por parte de Espanha, Países Baixos ou França.