A Lotus estará a preparar uma reformulação profunda dos seus automóveis, orientando os seus esforços exclusivamente para os veículos elétricos, embora essa mudança apenas deva acontecer na próxima geração.

De acordo com o site britânico Auto Express, a marca criada por Colin Chapman prepara a maior mudança dos seus 72 anos, com a passagem exclusiva para a tecnologia elétrica no futuro próximo. Com o hiperdesportivo 100% elétrico Evija (nas imagens do artigo) a ser desenvolvido para lançamento ainda este ano, ainda que para um um leque muito restrito de clientes – apenas 130 unidades serão produzidas –, a Lotus está também a preparar a comercialização de um novo modelo desportivo com motor de combustão interna.

Contudo, aquela publicação assume que esse novo desportivo será o derradeiro a usar um motor convencional, sendo que, daí em diante, a Lotus irá apostar unicamente nos elétricos.

Em declarações à Auto Express, Phil Popham, CEO da marca, deixou implícita a ideia de que a marca irá ‘saltar’ os híbridos diretamente para os elétricos: “Uma coisa em que acreditamos é no futuro dos elétricos a bateria e a nossa intenção é oferecer a tecnologia elétrica nos nossos produtos no futuro. A tecnologia é bastante adequada aos desportivos – as características do binário, a distribuição do peso, o design e a flexibilidade dinâmica. Para mim, tudo leva a que a tecnologia elétrica seja fundamental para os desportivos”, é citado aquele responsável.

Atualmente detida pela chinesa Geely, que também detém outras marcas de renome mundial como a Volvo ou a Polestar, a Lotus terá acesso a uma nova plataforma para os seus desportivos, adaptada para múltiplos carros elétricos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.